O "contar histórias" da formação: o narrador na perspectiva de Walter Benjamin

João Luis Pereira Ourique

Resumo


Com o objetivo de apresentar algumas considerações sobre a arte de contar histórias, que está em vias de extinção em uma sociedade cada vez mais voltada à técnica instrumental e utilitária, tomamos como pressuposto a palavra como elemento imprescindível da condição humana. Essa perspectiva acerca da palavra como constituinte de uma experiência se ampara na abordagem de Walter Benjamin, em uma interpretação que busca o momento histórico vivido, refletindo sobre as contradições e paradoxos do homem e da cultura. A perda da habilidade de narrar, de transmitir a experiência através da palavra, reflete um dos problemas que o desenvolvimento científico e tecnológico desligado da condição humana acarretou. Ainda que existam problemas em exaltar o modelo narrativo, tendo em vista o seu aspecto conservador, é inegável a troca de experiências e o papel de interação entre os indivíduos oportunizados por ele. Dessa forma, vemos a escola, nos seus primeiros anos, principalmente como um espaço para que a arte de contar histórias enriqueça o caráter formativo do ambiente escolar, oportunizando a imaginação, o vocabulário e o possível despertar da curiosidade, entre outras possibilidades.

Palavras-chave


histórias; culturas; educação; experiência.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, Theodor W. Sociologia. São Paulo: Ática, 1986.

ADORNO, Theodor W. Teoria da semicultura. Revista Educação & Sociedade, Campinas: Papirus, n.56, ano XVII, dez. 1996.

ADORNO, Theodor W. A Filosofia e os Professores. In: ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. p. 51-74.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986a. (Obras Escolhidas, v. 1).

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986b. (Obras Escolhidas, v. 1).

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986c. (Obras Escolhidas. v. 1).

BENJAMIN, Walter. Brinquedo e brincadeira. Observações sobre uma obra monumental (1928). In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986d. (Obras Escolhidas, v. 1).

BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 103-149. (Obras Escolhidas, v. 3).

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Espanha, Universidade de Barcelona, n. 19, p. 20-28, jan/fev/mar/abr, 2002.

FUENTES, Carlos. Geografia de la novela. México: Fondo de Cultura Econômica, 1993.

LEITE, Maria Isabel. Linguagens e autoria: registro, cotidiano e expressão. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autores e transgressão. Campinas: Papirus, 2004.

NÓVOA, Antônio. Relação Escola-Sociedade: “Novas Respostas para um Velho Problema”. In: SERBINO, Raquel Volpato (Org.). Formação de professores – Seminários e debates. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1998. p. 19-39.

SUAREZ, Rosana. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Revista Kriterion, Belo Horizonte, n. 112, p. 191-198, dez. 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.1.111-122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.