Sobre os restos: Infância berlinense por volta de 1900

Sabrina Sedlmayer

Resumo


Procura-se discutir, neste trabalho, o apego ao fragmentário e aoinacabado em textos que se assumem como “antiautobiografias” ou“autobiografias negativas,” e que se posicionam contra o tradicional gestode recuperação de uma vida particular através de uma narrativamemorialística linear. Tomando como ponto de partida para reflexão a obraInfância berlinense por volta de 1900, em que Benjamin dispõe de imagenstopológicas da cidade natal e de seletos objetos, - restos da memória -,problematiza-se em que medida o desenho de um sujeito histórico ecoletivo é estrategicamente afirmado nos quarenta e um fragmentos emdetrimento de uma categorização do sujeito como sinônimo deindividualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Estâncias, a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Tradução de Selvino José Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

BARRENTO, João. Comentário. In: BENJAMIN, Walter. Infância Berlinense: 1900 (versão de última mão). In: Imagens do pensamento. Obras escolhidas de Walter Benjamin. Edição e tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

BARTHES, Roland. Introducción. In: MARTORELL, Concha Fernández. Walter Benjamin, escritos autobiográficos. Versión española de Teresa Rocha Barco. Madrid: Alianza Editorial, 1996.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Parque Central. In: ______. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo, Obras escolhidas III. Trad. José Martins Barbosa, Hermerson Alves Baptista. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

BENJAMIN, Walter. A imagem de Proust. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Escritos autobiográficos. Versión española de Teresa Rocha Barco. Madrid: Alianza Editorial, 1996.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. In: ______. Obras Escolhidas II. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. Infância Berlinense: 1900 (versão de última mão). In: ______. Imagens do pensamento. Obras escolhidas de Walter Benjamin. Edição e tradução de João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Organização da edição brasileira Willi Bolle. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. Trad. Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001.

BOLLE, Wille. Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história em Walter Benjamin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

DAMIÃO, Carla. Sobre o declínio da “sinceridade”, filosofia e autobiografia de Jean Jacques Rousseau a Walter Benjamin. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Da escrita filosófica em Walter Benjamin. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). Leituras de Walter Benjamin. São Paulo: Annablume; Fapesp, 1999.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

SARLO, Beatriz. Tiempo pasado, cultura de la memória y giro subjetivo. Una discusión. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2005.

YVANCOS, José Maria Pozuelos. De la autobiografia. Teorias y Estilos. Barcelona: Editorial Crítica, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.4.51-59

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.