O campo de extermínio como paradigma do poder soberano na contemporaneidade

Estenio Ericson Botelho Azevedo

Resumo


Em O que resta de Auschwitz, Agamben concebe um novo patamar da experiência biopolítica, em que o estado de exceção como norma traz consigo o “muçulmano” como figura exemplar. O que caracteriza a biopolítica na contemporaneidade para Agamben é menos a oposição, no sentido clássico, entre vida nua e forma de vida, ou ainda, a indistinção entre elas, própria ao moderno. O que o campo revela é que no homem pode haver uma cisão ainda mais profunda: nesta, a vida orgânica se isola da vida animal, produzindo-se assim uma mera existência destituída de humanidade. Esta é a figura do “muçulmano”, na qual se constitui o apartamento do não-humano com relação ao humano. A partir da experiência dos campos de concentração (e extermínio), o biopoder é capaz de ultrapassar o limite da vida animal do homem ao produzir essa separação no interior da própria vida humana.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, G. O que resta de Auschwitz. Homo sacer III. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

ARRUDA, D. Do fim da experiência ao fim do jurídico: percurso de Giorgio Agamben. 2010. Tese (Doutorado) – Unicamp, Campinas, SP, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. História da violência nas prisões. 21. ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade, I. A vontade de saber. 18. ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

KANTOROWICZ, E. H. Os dois corpos do rei. Um estudo sobre a teologia política medieval. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LEVI, P. É isto um homem? Trad. Luigi del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

LEVI, P. Os afogados e os sobreviventes. Trad. Luiz Sérgio Henriques. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

PICO DELLA MIRANDOLA, Giovanni. Discurso sobre a dignidade do homem. Trad. de Maria de Lurdes Sirgado Ganho. Lisboa: Edições 70, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.7.77-88

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.