Mimetização e linguagem em Vidas Secas: uma abordagem benjaminiana

Davi Alexandre Tomm

Resumo


O presente trabalho fará uma análise do livro de Graciliano Ramos, Vidas Secas, de 1938, através da teoria de Walter Benjamin sobre a faculdade mimética e sobre a linguagem. Pretende-se mostrar que os personagens do livro de Graciliano, que são caracterizados por não possuírem uma linguagem articulada mais desenvolvida, possuem a faculdade mimética do homem primitivo, pois vivem em um mundo ainda calcado pelas relações mágicas, onde a necessidade de saber ler a natureza nas suas semelhanças e relações é tão importante quanto o bem falar. Por fim, será evidenciado que é papel do narrador utilizar a linguagem articulada, já de posse da função semiótica, para dar voz aos personagens, mimetizando, através de seu estilo, a vida e os pensamentos deles.

Palavras-chave


mimese, linguagem, Walter Benjamin, Graciliano Ramos

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

CANDIDO, Antonio. Ficção e confissão: ensaios sobre Graciliano Ramos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CASTRO, Dácio Antônio de. Roteiro de leitura: Vidas Secas de Graciliano Ramos. São Paulo: Ática, 1997.

BENJAMIN, Walter. On the mimetic faculty. In: ______. One-way Street and Other Writhings. Londres: Penguin, 1979.

BENJAMIN, Walter. A doutrina das semelhanças. In: ______. Obras escolhidas volume I: magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BENJAMIN, Walter. Problemas da sociologia da linguagem. In: ______. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Antropos, 1992.

BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem humana. In: ______. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Antropos, 1992.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Do conceito de mímesis no pensamento de Adorno e Benjamin. Perspectivas, São Paulo, v. 16, p. 67-86, 1993.

GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Mímesis e crítica da representação em Walter Benjamin. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virginia (Org.). Mímesis e expressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

KOTHE, Flávio R. Para ler Benjamin. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.

MELO NETO, João Cabral. Poesias completas 1940-1965. São Paulo: José Olympio, 1975.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. In: ______. Obra completa (v. II: Caetés, São Bernardo, Angústia, Vidas Secas). Maceió: Record, 1992.

RAMOS, Graciliano. Cartas. In: ______. Obra completa. (volume III: Infância, Viagem, Cartas). Maceió: Record, 1992.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Ler o livro do mundo – Walter Benjamin: romantismo e crítica literária. São Paulo: Iluminuras, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.1.8.34-48

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.