Perspectiva fenomenológica de Juan José Saer: a discussão do realismo no espaço da lhanura

Raquel Alves Mota

Resumo


Resumo: Discute-se o papel do espaço ficcional de maior recorrência na obra de Juan José Saer (1937-2005): a lhanura. Esse espaço do vazio eclode nos romances saerianos, no movimento descritivo, na tentativa de esgotamento dos limites daquilo que se mostra ao olhar. Por meio do narrador ou da personagem acompanha-se, aqui, a fixação de Saer por esse lugar, nessa investida fenomenológica de apreensão do mundo. A análise desse gesto saeriano é intermediada por ideias de Merleau-Ponty acerca da relação vidente-visível. Atesta-se que esse primoroso trabalho descritivo saeriano revela uma discussão consistente do realismo ou daquilo que o autor argentino defende como sua proposta de escrita literária.

Palavras-chave: espaço saeriano; realismo poético; fenomenologia de Merleau-Ponty.

Abstract: This paper discusses the role of the fictional space that continually appears in Juan José Saer’s work (1937-2005): the flatlands. This space of emptiness appears in Saerian novels; in the descriptive movement, in the attempt of depleting the limits of what is shown by the act of looking. Saer’s fixation on this place is tracked through the narrator or character in this phenomenological attempt to understand the world. The analysis of this Saerian act is mediated by Merleau-Ponty’s ideas about the seer-visible relationship. Such analysis shows that this exquisite Saerian descriptive work presents a consistent discussion of realism or what the Argentinian author claims as his proposal of literary writing.

Keywords: saerian space; poetic realism; Merleau-Ponty’s phenomenology.


Palavras-chave


saerian space; poetic realism; Merleau-Ponty’s phenomenology.

Texto completo:

PDF

Referências


ARCE, R. El ciclo de novelas sobre el tiempo: Saer y Robbe-Grillet. In: LOGIE, I. (Org.). Juan José Saer: la construcción de una obra. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2013. p. 89-106.

BARBARAS, R. De l’être du phénomène: sur l’ontologie de Merleau-Ponty. Grenoble: Éditions Jérôme Millon, 1991.

CLAESSON, C. La estela del traslado: lugar y recuerdo en La Mayor. In: LOGIE, I. (Org.). Juan José Saer: la construcción de una obra. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2013. p.107-122.

COLLOT, M. Paysage et poésie du romantisme à nos jours. Paris: José Corti, 2005.

KELLY, S. Seeing Things in Merleau-Ponty. In: CARMAN, T.; HANSEN, M. B. N. (Ed.). The Cambridge Companion to Merleau-Ponty. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p. 74-110. Doi: https://doi.org/10.1017/CCOL0521809894.004

LOGIE, I. Introducción y presentación del volume. In: ______ (Org.). Juan José Saer: la construcción de una obra. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2013. p. 11-38.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. Tradução de José Artur Gianotti e Armando Mora d’Oliveira. 4. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.

MOTA, R. A. Pampas argentinos: a percepção da monotonia. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, n. 6, p. 85-94, jul./dez. 2012.

MOTA, R. A.; GÓMEZ, G. I. R. A voz poética dos protagonistas: a (re)construção do real em La Ocasión de Juan José Saer e em Dom Casmurro de Machado de Assis. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) − Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

PREMAT, J. La dicha de Saturno: escritura y melancolía en la obra de Juan José Saer. Rosario: Beatriz Viterbo, 2002.

SAER, J. J. Cicatrices. Buenos Aires: Seix Barral, 2003a.

SAER, J. J. El entenado. 3. ed. Buenos Aires: Seix Barral, 2002a.

SAER, J. J. El limonero real. Buenos Aires: Seix Barral, 2002b.

SAER, J. J. La ocasión. 2. ed. Buenos Aires: Seix Barral, 2003b.

SAER, J. J. Las nubes. 4. ed. Buenos Aires: Seix Barral, 2000a.

SAER, J. J. Nadie nada nunca. Buenos Aires: Editorial Planeta Argentina SAIC/Seix Barral, 2000b.

SARLO, B. La política, la devastación. In: LOGIE, I. (Org.). Juan José Saer: la construcción de una obra. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2013. p. 153-167.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.23.1.79-98

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Raquel Alves Mota

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.