O cuidado de si: uma análise acerca da defesa pela castidade masculina no cristianismo medieval

Bruna Plath Furtado, Roselene de Fatima Coito

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo principal analisar como emerge na obra Virgeu de consolaçon uma cultura do cuidado de si cristão. Para tanto, tem-se como principais pressupostos teóricos a história do sujeito sob uma perspectiva do cuidado de si, elaborada por Foucault sobretudo no terceiro volume da História da sexualidade. O corpus selecionado para esta investigação compõe-se do capítulo 12 de Virgeu de consolaçon, obra portuguesa do século XIV que trata da castidade defendida pela doutrina católica e à qual se submetem os homens e as mulheres que devotam sua vida à causa religiosa. Procura-se identificar no corpus estudado – a partir do modelo ascético-cristão do cuidado de si historicamente contextualizado – formas de emergência de uma defesa pela abstinência sexual como uma prerrogativa da purificação do coração e da aproximação dos homens a Deus.


Palavras-chave


análise de discurso; cuidado de si; castidade; cristianismo medieval.

Texto completo:

PDF

Referências


BÍBLIA. A. T. Juízes. Tradução dos originais mediante a versão dos Monges de Maredsous (Bélgica) pelo Centro Bíblico Católico. 107. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997a. p. 276-301.

BÍBLIA. A. T. Livro de Samuel: segundo livro. Tradução dos originais mediante a versão dos Monges de Maredsous (Bélgica) pelo Centro Bíblico Católico. 107. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997b. p. 336-365.

BÍBLIA. A. T. Livro dos reis: primeiro livro. Tradução dos originais mediante a versão dos Monges de Maredsous (Bélgica) pelo Centro Bíblico Católico. 107. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997c. p. 365-397.

CUNHA, A. G. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

FILHO, A. V. L. M. Dicionário etimológico do português arcaico. Salvador: EDUFBA, 2013.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca; Salma Tannus Muchail. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

FOUCAULT, M. História da sexualidade. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985. v. 3: o cuidado de si.

FOUCAULT, M. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Tradução de Andréa Daher. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. 3. ed. Campinas: Pontes, Editora da UNICAMP, 1997.

SILVA, J. C. da. Dicionário da língua portuguesa medieval. 2. ed. rev. ampl. Londrina: Eduel, 2009.

VEIGA, A. de B. Virgeu de Consolaçon: edição crítica de um texto arcaico inédito. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1958.

VEYNE, P. (Org.). História da vida privada. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. v. 1: Do Império Romano ao ano mil.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.22.2.135-155

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Bruna Plath Furtado, Roselene de Fatima Coito

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.