Silva Freire: o barroco na poesia visual do Cerrado brasileiro

Vinicius Carvalho Pereira

Resumo


Resumo: Os mais recentes estudos sobre a poesia visual brasileira da segunda metade do século XX têm reiteradamente ressaltado as influências barrocas nos textos de artistas como Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. No entanto, o estudo das vanguardas poéticas dos anos 1950 aos anos 1970 ainda se limita excessivamente à produção literária do eixo Rio-São Paulo, com algumas exceções (como as dos estudos sobre Ferreira Gullar). Contudo, artistas de Mato Grosso, ainda que hoje pouco conhecidos pela academia fora do estado, tiveram participação ativa e intensa nas formulações teóricas e estéticas das imbricações entre o ler e o ver na poesia visual dessa época. Nesse contexto, o presente artigo destaca a obra do poeta mato-grossense Silva Freire, o qual releu os elementos neobarrocos e concretos da arte de sua época à luz de sua cultura local, evidenciando uma outra possibilidade de entender a poesia visual: sob a lente regional de Cuiabá. Para tanto, analisa-se aqui como o barroco se revela tema, figura retórica e até mesmo item lexical na poesia freireana, mas apartado do eixo Bahia-Minas Gerais do século XVII e transmutado para o Mato Grosso do século XX.

Palavras-chave: Silva Freire; barroco; regionalismo; Cuiabá.

Abstract: The most recent studies about Brazilian visual poetry from the second half of the twentieth century have highlighted baroque influences on poems by Haroldo de Campos, Augusto de Campos and DécioPignatari. However, research studies on poetic avant-gardes from the 1950 to the 1970 are still excessively limited to the poetry from Rio-São Paulo, with few exceptions (such as the studies on Ferreira Gullar). Nevertheless, artists from Mato Grosso, still disregarded by scholars from other states, actively and intensively contributed to the theoretical and aesthetical discussions on the reading and seeing of visual poetry at that time. This paper highlights the work of a poet from Mato Grosso, Silva Freire, who reinterpreted the neo-baroque and concrete elements of the poetry from his time under the lenses of his local culture. Thereby, he evidenced another way to understand visual poetry: from the regional perspective of Cuiabá. To do so, we herein analyze how baroque can be considered as a theme, a rhetorical figure and a lexical item in Freire’s poetry; and how that poetry detaches baroque from the seventeenth century in Bahia and Minas Gerais and brings it to the twentieth century in Mato Grosso.

Keywords: Silva Freire; baroque; regionalism; Cuiabá.


Palavras-chave


Silva Freire; baroque; regionalism; Cuiabá.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.23.1.99-120

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