Pós-modernidade e pós-colonialidade na literatura latino-americana: o trágico na Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez

Fatima Sabrina Rosa, Barbara Rosa

Resumo


Resumo: Este ensaio tem por objetivo utilizar perspectivas discutidas em torno das teorias pós-modernas e pós-coloniais como aporte para estabelecer aproximações com a literatura latino-americana, especificamente, com a obra Crônica de uma morte anunciada, do colombiano Gabriel García Márquez. Essa proposta de aproximação surge da impressão causada pela obra no leitor, denotando traços do que poderia ser visto como uma perspectiva pós-moderna e pós-colonial sobre a história e sobre a própria escrita literária. Esses caminhos da questão “pós” podem ser percebidos em uma sensibilidade trágica, que alinha o texto aos debates pós-modernos, bem como na forma como o autor hibridiza a narrativa ao colocar na mesma “persona”, narrador, personagem e autor. As chamadas “histórias menores”, isto é, discussões acerca de temas importantes da crítica pós-colonial também estão presentes, em referências tangenciais à raça, territorialidade e gênero. Além dessas circunscrições mais visíveis sobre o “pós” na estrutura da crônica, este texto é uma tentativa de decodificar alguns símbolos utilizados pelo autor para ressignificar e deslocar certos pontos fixos da ficção e da história latino-americana.

Palavras-chave: literatura latino-americana; trágico; pós-modernidade e pós-colonialidade.

Abstract: This essay aims to use perspectives discussed on postmodern and postcolonial theories as a contribution to establish approximations with the Latin American literature, specifically with the Chronicle of a Death Foretold by the Colombian Gabriel García Márquez. This proposal of approximation arises from the impression that the García Márquez’ work provokes in the reader, denoting traces of what could be seen as a postmodern and postcolonial perspective on history and on literary writing itself. These paths of the “post” theory can be perceived in a tragic sensibility, which aligns the text to postmodern debates, as well as in the way the author hybridizes the narrative by placing the narrator, character and author in the same person. Also present in the book are the so-called “minor stories,” that is, discussions about the central postcolonial critique matters, such as issues about race, territoriality, and gender. In addition to these more visible circumscriptions about the “post” in the structure of the Chronicle, this text is an attempt to decode some symbols used by the author to resignify and dislocate certain fixed points of Latin American fiction and history.

Keywords: Latin American literature; tragic; post-modernity and post-coloniality.


Palavras-chave


literatura latino-americana; trágico; pós-modernidade e pós-colonialidade, Latin American literature; tragic; post-modernity and post-coloniality.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Lélia. Iracema. In: BERND, Zilá (org.). Dicionário de figuras e mitos literários das Américas. Porto Alegre: Tomo Editorial/Editora da Universidade, 2007.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução e comentários de Eudoro de Souza. Brasília: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1998.

BENAVIDES, Ana Cristina. La soledad de Macondo o la salvación por la memoria. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2014.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005a. (Colección Sur Sur) Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf. Acesso em: 28 fev. 2019.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. La poscolonialidad explicada a los niños. Popayán: Universidad del Cauca, 2005b.

GADEA, Carlos. A “Questão Pós” e a crítica pós-moderna. In: GADEA, Carlos; BARROS, Eduardo Portanova (org.). A “Questão Pós” nas Ciências Sociais: Crítica, estética, política e cultura. Curitiba: Appris, 2013. p.11-34.

GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. Crônica de uma morte anunciada. Tradução de Remy Gorga, filho. 34. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. O Jornalismo Mágico de Gabriel García Márquez. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 174-194, 2º Sem. 2004.

LYOTARD, Jean François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José. Olympio, 2004.

MARTIN, Gerald. Gabriel García Márquez: uma vida. Rio de Janeiro: Ediouro, 2010.

NIETZSCHE, Friedrich. A Filosofia na era trágica dos gregos. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2012.

RODRIGUES, Selma. Macondoamérica: a paródia no romance de Gabriel García-Márquez. Rio de Janeiro: Leviatã Publicações, 1993.

SAID, Edward W. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

TORO, Alfonso de. Historiografía como construcción translatológica y transversal en la novella latinoamericana y española contemporánea (A. Roa Bastos, C. Fuentes, M. Vargas Llosa y A. Gala). In: TORO, Alfonso de; Ceballos, René (ed.). Expressiones liminales em la narrativa latino-americana del siglo XX: Estratégias postmodernas y postcoloniales. Hildsheim, Zürich, New York: Verlag Klaus Dieter, Vervuert, 2007. (TKKL/TCCL, v. 38).

TORO, Alfonso de. Los fundamentos del pensamiento occidental del siglo XX: La 'postmodernidad' y la 'postcolonialidad'. In: GADEA, Carlos; BARROS, Eduardo Portanova (org.). A “Questão Pós” nas Ciências Sociais: crítica, estética, política e cultura. Curitiba: Appris, 2013.

TORO, Alfonso de; CEBALLOS, René. Introdução. In: TORO, Alfonso de; CEBALLOS, René (ed.). Expressiones liminales en la narrativa latino-americana del siglo XX: Estrategias postmodernas y postcoloniales. Hildsheim, Zürich, New York: Verlag Klaus-Dieter, Vervuert, 2007. (TKKL/TCCL, v. 38).




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.24.1.47-64

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Fatima Sabrina Rosa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.