Histórias de vida na formação de professores de línguas / Life Stories in Language Teachers’ Training

Christianne Benatti Rochebois

Resumo


Resumo: O objetivo deste artigo é primeiramente chamar a atenção para a importância dos relatos de Histórias de vida de atores envolvidos no espaço da escola pública como abordagem de investigação e de formação a estudantes de língua francesa da Universidade Federal do Sul da Bahia. O texto apresenta os diferentes termos advindos na corrente de construção de espaços de vida e de narrativa no universo das Ciências Humanas: biografia, autobiografia, histórias de vida. Em seguida, reflete-se sobre as extensões da prática biográfica, através do estado da arte, para, finalmente, chegar no domínio de pesquisa e prática do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, mais especificamente de língua francesa. Fundamentam este estudo obras organizadas por grupos de trabalho brasileiros e franceses. Finalizamos com a apresentação de nosso projeto de pesquisa-ensino-extensão aplicado em Porto Seguro, Bahia, integrando os atores da escola pública, estudantes da universidade e Histórias de vida.

Palavras-chave: histórias de vida; ciências humanas; integração escola-universidade; língua francesa.

Abstract: The aim of this paper is firstly to call attention to the importance that reports on life stories of actors involved in the public school realm have as an investigative approach to training French language students at Southern Bahia Federal University. The text shows different terms coming from the thread of research built upon life spaces and narrative within the Human Sciences: biographies, autobiographies, life stories. Then we ponder over the extensions of biographical practice, through the state of the art, in order to finally reach the research and practice domain of foreign language teaching-learning, specifically, French. The study is based on references organized by Brazilian and French work groups. We conclude with the presentation of our research-teaching-extension project applied to Porto Seguro, Bahia, which integrates the actors of public schools, university students and life stories.

Keywords: life stories; human sciences; school-university integration; French.


Palavras-chave


histórias de vida; ciências humanas; integração escola-universidade; língua francesa; life stories; human sciences; school-university integration; French.

Texto completo:

PDF

Referências


CUQ, J.-P. Dictionnaire de didactique du français: Langue Étrangère et seconde. 2. ed. Paris: CLE International, 2003.

DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, p. 133-147, 2016. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p133-147. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526/1711. Acesso em: 30 jul. 2018.

LANI-BAYLE, M.; PASSEGGI, M. (org.). Raconter l’école: à l’écoute de vécus scolaires en Europe et au Brésil. Paris: L’Harmattan, 2014.

MOLINIÉ, M. Une approche biographique des trajectoires linguistiques et culturels. Le Français dans le monde, Paris, n. 39, p. 6-10, 2006.

PASSEGGI, M. C. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto)biográfica en educatión. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. 23, n. 61, p. 25-40, 2011. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/view/14001. Acesso em: 7 jul. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.24.3.7-23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Christianne Benatti Rochebois

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.