A reinvindicação da memória em Formas de volver a casa, de Alejandro Zambra ou como construir “La Novela de los hijos” / The Claim of Memory in Ways to Return Home, by Alejandro Zambra or How to Build “La Novela de los hijos”

Júlia Morena Costa, Priscila Machado

Resumo


Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre o lugar ocupado pela memória na construção da narrativa de Formas de volver a casa (2011), de Alejandro Zambra, tanto na sua dimensão estética como política. A partir dessa elaboração, discute-se sobre a legitimidade do uso da memória e da construção do passado por uma geração que opera no presente, com distanciamento temporal dos eventos históricos que marcaram as últimas décadas no Chile e na América Latina, em especial da ditadura militar de Augusto Pinochet e do processo de (re)democratização do país. Na defesa de uma narrativa própria, tanto na história como na literatura, propõe-se partir de análises de elementos como a casa, a cidade e a narrativa, para estabelecer relações sobre a construção de uma memória geracional sobre os eventos políticos dos séculos XX e XXI chilenos, assim como seus impactos nas discussões públicas e coletivas, como nos âmbitos pessoais e familiares. Para isso, são usadas reflexões propostas por autores como Georges Didi-Huberman, Paul Ricoeur, Walter Benjamin e Raúl Antelo.

Palavras-chave: memória; Alejandro Zambra; memória geracional; literatura latino-americana contemporânea; história.

Abstract: This article aims to reflect on the place occupied by memory in the construction of the narrative of Formas de volver a casa (2011), by Alejandro Zambra, both in its aesthetic and political dimensions. Based on this elaboration, the legitimacy of the use of memory and the construction of the past is discussed by a generation that operates in the present, with temporal distance from the historical events that marked the last decades in Chile and Latin America, especially the dictatorship Pinochet’s military and the process of (re) democratization. In defense of its own narrative, both in history and in literature, analyzes of elements such as the house, the city and the narrative, are proposed as a starting point to establish relationships on the construction of a generational memory on the political events of the Chilean’s 20th and 21th centuries, as well as their impacts on public and collective discussions, and on personal and family spheres. For this, reflections proposed by authors such as Georges Didi-Huberman, Paul Ricoeur, Walter Benjamin and Raúl Antelo are used

Keywords: memory; Alejandro Zambra; generational; contemporary Latin American literature, history.

Palavras-chave


memória; Alejandro Zambra; memória geracional; literatura latino-americana contemporânea; história; memory; Alejandro Zambra; generational; contemporary Latin American literature, history.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTELO, Raúl. O tempo do arquivo não é o tempo da história. In: SOUZA, Eneida Maria de; MIRANDA, Wander Melo (org.). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Paulo Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. Obras escolhidas v. I.

CORTAZAR, Julio. Clases de literatura: Berkeley, 1980. Buenos Aires: Aguilar; Altea, Taurus; Alfaguara, 2013.

DIDI-HUBERMAN, George. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.

RICOEUR, Paul. Memória, história e esquecimento. Disponível em: http://docplayer.com.br/413533-Paul-ricoeur-memoria-historia-esquecimento.html. Acesso em: 20 jun. 2015.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. Tomo 1.

ZAMBRA, Alejandro. Formas de volver a casa. Barcelona: Anagrama, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.25.2.117-131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Júlia Morena Costa, Priscila Machado

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.