Práticas do desassossego: um estudo de caso sobre a literatura antilhana de língua francesa pelo viés decolonial / Practices of Disquiet: A Case Study on Antillean Literature in French According to Decolonial Criticism

Liliam Ramos, Jessica de Souza Pozzi

Resumo


Resumo: Este artigo busca apresentar uma contribuição aos debates de culturas de língua francesa através de um estudo de caso sobre literatura antilhana por um viés decolonial (Walsh, 2013). Serão apresentados como exemplos decoloniais os estudos sobre a tradição dos contos crioulos, registrados e traduzidos para o francês por Ina Césaire e Joëlle Laurent em três obras bilíngues publicadas pela Éditions Caribéennes (Contes de Mort et de Vie aux Antilles, 1976; Contes de Soleil et de Pluie aux Antilles, 1988; Contes de Nuits et de Jours aux Antilles, 1989), e seus reflexos na literatura das Antilhas e da Guiana Francesa. A proposta decolonial também será aplicada à obra Solibo Magnifique, de Patrick Chamoiseau (1991). Para tanto, utiliza-se o conceito de literaturas do desassossego de Gauvin (2016) a fim de opor-se aos conceitos de francofonia e de Littérature-monde apresentados por Alves (2012) – para designar as literaturas de língua francesa nas Américas, buscando incluí-las nas produções latino-americanas. Percebe-se, assim, grande influência das tradições orais nas produções contemporâneas de escritores antilhanos, além da importância de levar este fato em conta em uma análise que se proponha decolonial dentro da universidade, como discorre Restrepo (2018).

Palavras-chave: pensamento decolonial; literatura antilhana de língua francesa; literaturas do desassossego; Ina Césaire; Patrick Chamoiseau.

Abstract: This article aims to contribute to the debates on French-speaking cultures through a case study on Antillean Literature according to Decolonial Criticism (WALSH, 2013). The studies about the tradition of creole tales, recorded and translated to French by Ina Césaire and Joëlle Laurant in three bilingual volumes published by Éditions Caribéennes (Contes de Mort et de Vie aux Antilles, 1976; Contes de Soleil et de Pluie aux Antilles, 1988; Contes de Nuits et de Jours aux Antilles, 1989) and its reflections on Antillean and French Guianese Literature will be presented here as decolonial examples. This decolonial approach will also be applied to the work of Solibo Magnifique by Patrick Chamoiseau (1991). In order to do so, the concept of Literatures of Disquiet has been used to oppose the concepts of Francophonie and Littérature-monde – as presented by Alves (2012) – to designate the literature in French language in America aiming to include them in Latin American productions. The influence of oral traditions in contemporary productions by Antillean writers is quite evident, as well how it is important to take this fact into account when proposing a Decolonial analysis inside the academy, as pointed out by Restrepo (2018).

Keywords: decolonial thinking; Antillean literature in French; literatures of disquiet; Ina Césaire; Patrick Chamoiseau.


Palavras-chave


pensamento decolonial; literatura antilhana de língua francesa; literaturas do desassossego; Ina Césaire; Patrick Chamoiseau; decolonial thinking; Antillean literature in French; literatures of disquiet; Ina Césaire; Patrick Chamoiseau.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, F. W. Comentário ao texto “O boom em perspectiva”, de Angel Rama. In: CD–ROM: Antologia de textos fundadores do comparatismo literário interamericano. [Rio Grande do Sul], 2001. Disponível em http://www.ufrgs.br/cdrom/rama/comentarios.htm. Acesso em: 28 jun. 2020.

ALVES, A. C. «Mon nom, je l’habite tout entier»: Littérature-monde en français e seus lugares de enunciação. 2012. 208f. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/54085. Acesso em: 26 jun. 2020.

BENÍTEZ ROJO, A. La isla que se repite: el Caribe y la perspectiva posmoderna. Madrid: Editorial Casiopea, 1989.

CÉSAIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. Tradução de Noémia de Sousa. Porto: Poveira, 1971.

CÉSAIRE, I.; LAURENT, J. Contes de mort et de vie aux Antilles. Sénégal: NENA, 2017.

CHAMOISEAU, P. Que faire de la parole ? Dans la tracée mystérieuse de l’oral à l’écrit. In: LUDWIG, R. (org.). Écrire la « parole de nuit » : la nouvelle littérature antillaise. Saint-Amand: Gallimard, 2010. p. 151-158.

CHAMOISEAU, P. Solibo Magnifique. Paris: Gallimard, 1991.

DES écrivains plaident pour un roman en français ouvert sur le monde. Le Monde, France, 15 mars 2007. A La Une. Disponível em: https://www.lemonde.fr/a-la-une/article/2007/03/15/des-ecrivains-plaident-pour-un-roman-en-francais-ouvert-sur-le-monde_883339_3208.html. Acesso em: 14 jan. 2020.

GAUVIN, L. Des littératures de l’intranquillité. Intercâmbio : Revue d’Études Françaises, Porto, 2 série, n. 9, p. 27-33, 2016. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14880.pdf. Acesso em: 23 jun. 2020.

LAFARRIÈRE, D. Internationales – Danny Lafarrière Dimanche 24 mai. InternationalesTV, 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XzvJ7R3Hkmo&t=1756s&ab_channel=InternationalesTV. Acesso em 14 jan. 2020.

LUDWIG, R. Écrire la parole de nuit : Introduction. In: ______. (org.). Écrire la « parole de nuit » : la nouvelle littérature antillaise. Saint-Amand, France: Gallimard, 2010.

POULLET, H.; TELCHID, S. Éléments d’une poétique de la langue créole. In: ______ (org.). Écrire la « parole de nuit » : La nouvelle littérature antillaise. Saint-Amand, France: Gallimard, 2010. p. 181-190.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 107-130. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em: 24 jun. 2020.

RAMA, A. Transculturación narrativa en América Latina. México: Siglo XXI, 1982.

RESTREPO, E. Decolonizar la universidad. In: BARBOSA, J. L.; PEREIRA, L. Investigación Cualitativa Emergente: reflexiones y casos. Sincelejo: CECAR, 2018. p. 8-23.

SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SEGATO, R. La crítica de la colonialidad en ocho ensayos y una antropología por demanda. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2013.

SILVA, L. R.; SERRARIA, R. As narrativas do tambor como práticas decoloniais. Revista Iluminuras, Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 279-297, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1984-1191.94755.

WALSH, C. Lo pedagógico y lo decolonial. Entretejiendo caminos. In: ______. Pedagogías Decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir,

(re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013. p. 23-68.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.25.3.17-35

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Liliam Ramos, Jessica de Souza Pozzi

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.