Reflexões sobre a poesia e seu tempo: “Ce siècle est grand et fort”, de Hugo, e “Au lecteur”, de Baudelaire, duas visões sobre o século XIX francês

Grace Alves da Paixão

Resumo


 

Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma leitura comparada dos poemas “Ce siècle est grand et fort”, de Victor Hugo, e “Au lecteur”, de Charles Baudelaire, a fim de analisar diferenças e correlações na maneira como cada eu lírico observa e poetiza o universo que o rodeia. Os poetas viveram na Paris do século XIX, época de grandes transformações intelectuais, tecnológicas e sociais que configuram um momento crucial na formação da vida moderna. Entretanto, tendo vivido no mesmo contexto social, apresentam características bastante diversas nessas peças, o que leva a refletir sobre as relações entre o sujeito, o mundo e a literatura, que expressa o encontro do sujeito com o mundo através de um olhar sempre subjetivo. Para tanto, quer-se também observar as posições dos próprios poetas sobre a realidade a partir dos textos críticos “Expositon Universelle” (BAUDELAIRE, 1855) e “Paris” (HUGO, 1867). Além disso, será de essencial interesse trazer à baila autores que se debruçaram sobre tais obras, como Pierre Albouy, Walter Benjamin, Léon Cellier, Antoine Compagnon, Hugo Friedrich, Max Milner, Henri Peyre, Gaetan Picon, Charles Renouvier, Raymond Trousson.
Palavras-chave: Victor Hugo; Baudelaire; poesia francesa; literatura e sociedade.

Abstract: In this article, we present a comparative reading of poems “Ce grand siècle et est fort”, Victor Hugo, and “Au lecteur”, Charles Baudelaire, in order to analyze correlations and differences in how each lyric observes and poet the universe. The poets lived in Paris of the century XIX, time of great transformations intellectual, techological and social, a crucial moment of the formation of the modern life. However, having lived in the same social context, They present very different characteristics, which leads to a reflection on the relations between the man and the world, and we also can think about the role of the literature, that expresses the subject’s encounter with the world through a looking always subjective. Therefore, we observe their positions about reality from the critical texts “Expositon Universelle” (BAUDELAIRE, 1855) and “Paris” (HUGO, 1867). In addition, it will be essential to bring up authors who have studied such Pierre Albouy, Walter Benjamin, Léon Cellier, Antoine Compagnon, Hugo Friedrich, Max Milner, Henri Peyre, Gaetan Picon, Charles Renouvier, Raymond Trousson.
Keywords: Victor Hugo; Baudelaire; French poetry; literature and society.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBOUY, P. Introduction. In: HUGO, V. Œuvres Poétiques III. Bruges: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1974. p. IX-LII.

ALBOUY, P. Notes et Variantes. In: HUGO, V. Œuvres Poétiques I. Dijon: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1964.

BAUDELAIRE, C. (1855) Exposition Universelle de 1855. In: ______. Œuvres Complètes II. Paris: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1976. p. 575-597.

BAUDELAIRE, C. Les Fleurs du Mal. In: ______. Œuvres Complètes I. Ligugé, Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1975.

BENJAMIN, W. (1939) Charles Baudelaire. Um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2000.

CELLIER, L. Baudelaire et Hugo. Paris: Librairie José Corti, 1970.

COMPAGNON, A. Le démon de la théorie. Paris: Éditions du Seuil, 1998.

FRIEDRICH, H. (1956) Estrutura da Lírica Moderna, da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

HUGO, V. (1837) Les voix intérieures. In: ______. Œuvres Poétiques I. Dijon: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1964.

HUGO, V. (1867) Paris. Paris: Bartillat, 2001.

HUGO, V. L’Âne. Paris: Calmann-Lévy, 1880.

HUGO, V. Les Chansons des rues et des bois. In: ______. Œuvres Poétiques III. Bruges: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1974.

HUGO, V. Les feuilles d’automne. In:______. Œuvres Poétiques I. Dijon: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1964.

MILNER, M. La poétique de la Chutte. In: BUSH, W. (Org.). Actes du Colloque de London Canadá, 1970: Regards su Baudelaire. Paris: Lettres Modernes, 1974. p. 83-107.

OEHLER, D. (1988) Le Spleen contre l’Oubli. Juin 1848. Baudelaire, Flaubert, Heine,Herzen. Paris: Éditions Payot; Rivages, 1996.

ORTIZ, R. Cultura e Modernidade. A França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991.

PAIXÃO, G. A. da. Natureza e artificialidade nas poesias de Victor Hugo e Charles Baudelaire. 2010. 189 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2010.

PEYRE, H. Connaissance de Baudelaire. Paris: Librairie José Corti, 1951.

PICON, G. Préface. In: HUGO, V. Œuvres Poétiques I. Dijon: Gallimard, Bibliothèque de la Pléiade, 1964, p. IX-XXX.

RENOUVIER, C. (1893) Victor Hugo, le poète. Paris: Librairie Armand Colin, 1932.

TODOROV, T. La littérature en péril. Paris: Flammarion, 2007.

TROUSSON, R. Le Tison et Le Flambeau. Victor Hugo devant Voltaire e Rousseau. Bruxelles: Éditions de l’Université de Bruxelles, 1985.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.18.1.185-210

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Grace Alves da Paixão