Considerações metodológicas para um curso de FLE mediado pela internet

Lorena Ribeiro Fonseca

Resumo


Resumo: Neste artigo, sugere-se uma metodologia subjacente a um curso de FLE assistido pela internet, tendo como ponto de partida uma reflexão teórica a propósito dos elementos metodológicos seguintes: autonomia do aprendiz, avaliação através de portfólio, Internet como suporte conexo.
Palavras-chave: Língua francesa; lingüística aplicada; ensino e aprendizagem de língua estrangeira; tecnologia.

Résumé: Dans cet article, nous dévelopons une réflexion théorique à propos de trois élements méthodologiques qui pourraient servir de base à un cours de FLE assisté par l’Internet. Les trois composants de la méthodologie comprennent: évaluation du type portfolio, Internet en tant que support connexe ou annexe, autonomie.
Mots-clés: Langue française; lingusitique appliquée; enseigment et apprentissage des langues étrangères; technologie.

Keywords: French; applied linguistics; foreign language teanching and learning; technology.


Texto completo:

PDF

Referências


AVANCINI, Marta. Software interativo pode apenas reforçar repetições. Folha de Seio Paulo, São Paulo, 28 dez. 1998. 3. cad. p. 4.

CHARRIÈRE, P.; MAGNIN, M. Le Français dans Le Monde, n. 292, p, 54-63, out. 1997.

FRIZLER, Karla. The Internet as an educational tool in ESOL writing instruction. 1995. Tese (Mestrado em Artes) - San Francisco State University, São Francisco, 1995. Disponível em: http://thecity.sfsu.edu/~funweb/thesis.htm. Acesso em: 8 out. 1996.

PORTINE, Henri. Le multimédia dans la méthodologie de la dielactique des langues. Disponível em: www.univ-lille3.fr/ www/LETTRES/Sommaire.I-ITML. Acesso em: 22 fev. 1999.

ROMANELLI, Maria de Lourdes Cortes. Biblioteca escolar e ação pedagógica. Estado de Minas, Belo Horizonte, 26 set. 1998. 1. cad. p. 3.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.4.0.67-78

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1999 Lorena Ribeiro Fonseca