A competência sociolingüística de alunos de espanhol como língua estrangeira em diferentes estágios de proficiência

Lúcia Silva de Aguiar

Resumo


Resumo: A investigação aqui apresentada tem como objetivo geral identificar a relação entre o grau de proficiência em espanhol (indicada pelo estágio em que o aluno se encontra na instituição pesquisada) e a consciência pragmática na variante enfocada (definida de acordo com o nível de acerto na tarefa proposta). Especificamente, procura-se observar a aquisição do conteúdo pragmático presente no manual didático adotado pelo curso, assim como os tópicos pragmáticos que oferecem maior e menor dificuldade de assimilação por parte dos alunos.
Palavras-chave: Língua espanhola; lingüística aplicada; ensino e aprendizagem de língua estrangeira; proficiência; pragmática.

Resumen: El objetivo general de este trabajo es establecer una relación entre el grado de proficiencia en español (indicado por el nivel en que el alumno se encuentra en la instituición investigativa) y la conciencia pragmática con respecto a la variante enfocada (definida de acuerdo al nivel de corrección en la tarea propuesta). Especificamente buscamos observar la adquisición del contenido pragmático presente en el manual didático adaptado por el curso, así como los tópicos pragmáticos que resultan en mayores y menores dificuldades de asimilación para el alumno.
Palabras-clave: Lengua española; lingüística aplicada; enseñanza y aprendizaje de lengua extranjera; proficiência; pragmática.

Keywords: Spanish; applied linguistics; foreign language teaching and learning; proficency; pragmatics.  


Texto completo:

PDF

Referências


ARMENGAUD, Françoise. La Pragmatique. Paris: P.U.F, 1985.

AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. 136p.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986. 196p.

BARDOVI-HARLIG, K.; DÖRNYEI, Z. Do language learners recognize pragmatic violations? Pragmatic versus grammatical awareness in instructed L2 learning. Tesol Quartely, v.32, n. 2, p.233-262, 1998.

BROWN, P.; LEVINSON, S. Universals in language usage: politeness phenomena. In: GOODY, E. N. (Ed.). Questions and politeness. Cambridge: Cambridge University Press, 1978. p.56-289.

CANALE, M. From communicative competence to communicative language pedagogy. In: RICHARDS, J.; SCHMIDT, R. (Ed.). Language and communication. London: Longman, 1983. p.2-26.

ELLIS, R. Pragmatic aspects of learner language. In: The study of second language acquisition. Oxford: Oxford, 1994. Cap. 5, p.159-190.

ESTEVES DOS SANTOS COSTA, A.I.; SOUZA SILVA, M. Avaliação dos manuais didáticos utilizados no ensino de espanhol na graduação e na extensão da FALE/UFMG. Cadernos de Pesquisa NAPq, v. 1, p.73-90, 1995.

GRICE, H. P. Lógica e conversação. In: DASCAL, M. Pragmática. Campinas: Unicamp, 1981. (Série Fundamentos em Lingüística, v. IV, p. 81-103.).

HYMES, D. H. On communicative competence. In: PRIDE, J. B.; HOLMES, J. (Ed.). Sociolinguistics. Harmondsworth: Penguin, 1972.

SEARLE, J. R. Indirect speech acts. In: COLE, P.; MORGAN, J. (Ed.). Syntax and semantics. New York: Academic Press, 1975. v. 3, p. 59-82.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.6.0.79-98

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2001 Lúcia Silva de Aguiar