O uso de chats na aprendizagem de línguas estrangeiras

Lorena Ribeiro Fonseca

Resumo


Resumo: Neste artigo, justifico o uso do chat por aprendizes de línguas estrangeiras ressaltando seus pontos positivos mas, também, apontando para problemas potenciais que esta prática pode acarretar.
Palavras-chave: Lingüística aplicada; ensino e aprendizagem de língua estrangeira; tecnologia.

Résumé: Dans cet article, je justifie la pratique des tchatches par les étudiants de langues étrangères. J’en rélève les points positifs mais, aussi, je signale les problèmes potentiels que cet exercice peut entraîner.
Mots-clés: Linguistique apliquée; enseigment et apprentissage des langues étrangères; technologie.

Keywords: Applied linguistics; foreign language teaching and learning; technology.

Texto completo:

PDF

Referências


BRONCKART, Jean-Paul. Le fonctionnement des discours. un modele psycbologique et une méthode d’analyse. Lausanne, Suíça: Delachaux & Niestlé, 1994.

BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen C. Politeness: some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

CHIARETTI, Avany Passini; PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Texto ou pretexto: uma análise discursiva de materiais didáticos de ensino de inglês. In: MACHADO, I. D. et al. Teorias e práticas discursivas. Estudos em análise do discurso. Belo Horizonte, FALE / UFMG: Carol Borges Editora, 1998. p. 25-42.

DALACORTE, Maria Cristina Faria. Conversas naturais e diálogos de livros para ensino de língua inglesa: um estudo contrastivo. In: MACHADO, I. D. et al. Teorias e práticas discursivas. Estudos em análise do discurso. Belo Horizonte, FALE / UFMG: Carol Borges Editora, 1998. p.43-54.

ECK, A.; LEGENHAUSEN, L.; WOLFF, D. Assessing telecommunications projects: project types and their educational potential. In: JUNG, H.; VANDERPLANK, R. Barriers and bridges: media technology in language learning. Frankfurt: Peter Lang, 1994.

EDMONDSON, Willis. Spoken discourse: a model for analysis. Londres: Longman, 1986.

FONSECA, Lorena. Internet, novas perspectivas no ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira. 1999. Dissertação (Mestrado) - UFMG, Belo Horizonte, 1999.

GARFINKEL, Harold. Remarks on ethnomethodology. In: GUMPERZ, John J.; HYMES, Dell. (Ed.). The ethnography of communication. Holt: Rinehart and Winston, Inc., 1972. p. 301-324.

GOFFMAN, E. Les rites d’interaction. Paris: Éd. de Minuit, 1973.

GUROVITZ, Helio. Já cerfou na internet? Exame, ed. 686, ano 32, n. 8, p.118-121, abr. 1999.

HATCH, Evelyn M. Discourse analysis and second language acquisition. In: ______. (Ed.). Second language acquisition. A book of readings. Rowley, MA: Newbury House Publishers, 1978. p. 401-435.

HOFFMAN, Robert. Computer networks: webs of communication for language teaching. In: PENNINGTON, Martha C. The power of CALL. Houston: Athelstan Publications, 1996. p. 55-78.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. La conversation. Dirigida por Jacques Généreux et Edmond Blanc. Paris: Éditions du Seuil, 1996. (Collection Mémo)

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. La variation culturelle dans le fonctionnement des conversations. Palestra ministrada na Faculdade de Letras da UFMG, abril, 1999.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Lés interactions verbales. 3 tomes: t. 1, 1998; t, 2, 1994; t. 3, 1998.

LEVINSON, Stephen. Pragmatic, Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

LEVY, Michael. Computer-assisted language learning: context and conceptualization. Oxford: Clarendon Paperbacks, 1997.

MAINGUENEAU, Dominique. Os termos-chave da análise do discurso. Trad. Maria Adelaide P. P. Coelho da Silva. Lisboa: Gradiva, 1997. [Do original em francês: Les termes clés de l’analyse du discours. Paris: Éditions du Seuil, 1996].

PILLEUX, Mauricio. The Dialogue: A Useful Tool in Language Teaching. Tesol Quarterly, v. 3, n. 3, Sep. 1969.

RICHARDS, Jack C. Conversation. Tesol Quarterly, v. XIV, n. 4, dez 1980.

RICHARDS, Jack C. Error analysis and second language strategies. In: SCHUMANN, John H.; STENSON, Nancy. New Frontiers in Second Language Learning. Rowley, MA: Newbury House, 1974. p. 32-53.

ROULET, Eddy. Teorias linguísticas, gramáticas e ensino de línguas. Tradução de Geraldo Cintra. São Paulo: Pioneira, 1978.

SABBATINI, Renato M. E. Conversa na rede: Os chats médicos. Check-up, Ano II, n. 7, 1999.

SCHEGLOFF, Emanuel A. Sequencing in conversational openings. In: GUMPERZ, John J.; HYMES, Dell. (Ed.). The ethnography of communication. Holt: Rinehart and Winston, Inc., 1912. p. 350-379.

SCHEGLOFF, E. A.; SACKS, H. Opening up closings. Semiotica, v. 8, p. 289-327, 1973.

SINCLAIR, J.; COULTHARD, R. M. Towards an analysis of discourse. Londres: Oxford University Press, 1975.

TARONE, Elaine E. Conscious communication strategies in interlanguage: a progress report. In: BROWN, H.; CRYMES, R. (Ed.). Teaching and learning English as a second language. Washington, DC: Tesol, 1977. p. 194-203.

VALETTE, Rebecca M. Developing and Evaluating Communication Skills in the Classroom. Tesol, v. 7, n. 4, dez. 1973.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.7.0.103-121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2002 Lorena Ribeiro Fonseca