Considerações sobre o Programa Constante de Informações de dicionários escolares de língua portuguesa voltados para o público infantil

Larissa Moreira Brangel

Resumo


Resumo: O presente trabalho tem por objetivo contrastar a constituição interna de verbetes de dicionários escolares Tipo 2. A inclusão dos dicionários escolares de língua portuguesa ao Programa Nacional do Livro Didático ampliou as discussões sobre este tipo de obra lexicográfica, o que culminou em um aprimoramento dos dicionários escolares nos últimos dez anos. No entanto, por ser uma prática incipiente no Brasil, a pesquisa lexicográfica brasileira ainda carece de diretrizes que norteiem a compilação de dicionários escolares de excelência. Desta forma, embora compiladas sob diretrizes fixadas pelo Ministério da Educação, as obras disponíveis no mercado ainda apresentam características muito heterogêneas quando comparadas umas às outras. Neste trabalho, procuramos contrastar as informações oferecidas nos verbetes de três dicionários Tipo 2 de modo a chamar a atenção para a necessidade de um estudo que consolide um Programa Constante de Informações para estas obras lexicográficas.
Palavras-chave: Lexicografia pedagógica; dicionários escolares; Programa Constante de Informações.

Abstract: This paper aims to contrast the internal formation of entries in Type-2 school dictionaries. The inclusion of Portuguese school dictionaries in the Programa Nacional do Livro Didático  [“Brazilian Textbook National Program”] has enhanced the discussions about this kind of dictionary, improving the compiling of school dictionaries in the last decade. However, lexicographical research in Brazil is still very incipient and it has not yet established guidelines that assure the compilation of high quality school dictionaries. Consequently, despite being compiled according to parameters fixed by the Ministry of Education, school dictionaries still present heterogeneous features when compared to each other. In this paper, we contrast the information presented by entries of three Type-2 dictionaries, and we draw the attention to the need of a study that consolidates a Constant Program of Information to this sort of dictionary.
Keywords: Pedagogical lexicography; school dictionaries; Constant Information Program.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIOLI, J. Reflexões sobre as políticas de dicionários do governo brasileiro para alunos de alfabetização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 115, p. 549-563, 2011.

AuIl 2008. FERREIRA, A. B. de H. Dicionário aurélio ilustrado. 1. ed. Curitiba: Positivo, 2008.

BRANGEL, L. M.; BUGUEÑO MIRANDA, F. V. Avaliação de paráfrases explanatórias de dicionários voltados para alunos em etapas iniciais de alfabetização. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LEXICOGRAFIA E LINGUÍSTICA CONTRASTIVA, I, 3-4 dezembro 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. p. 22-37.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Com direito à palavra: dicionários em sala de aula. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2012.

BUGUEÑO MIRANDA, F. V. O que é macroestrutura no dicionário de língua? In: ALVES, I. M. A.; ISQUERDO, A. N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia e terminologia. Campo Grande: Humanitas, 2007a. p. 261-272.

BUGUEÑO MIRANDA, F. V. Resenha: Langenscheidt Taschenwörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Berlin: Langenscheidt, 2004. Contigentia, Porto Alegre, v. 2, p. 120-123, 2007b.

BUGUEÑO MIRANDA, F. V.; FARIAS, V. S. Desenho da macroestrutura de um dicionário escolar de língua portuguesa. In: BEVILACQUA, C. R.; HUMBLÉ, Ph.; XATARA, C. M. (Org.). Lexicografia pedagógica: pesquisas e perspectivas. Florianópolis: UFSC/NUT, 2008. p. 129-167.

BUGUEÑO MIRANDA, F. V.; FARIAS, V. S. Informações discretas e discriminantes no artigo léxico. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 2, n. 18, p. 115-135, 2006.

BUGUEÑO MIRANDA, F. V.; FARIAS, V. S. Panorama crítico dos dicionários escolares brasileiros. Lusorama, Frankfurt am Main, v. 77-78, p. 29-78, 2009.

DAMIM, C. P. Parâmetros para uma avaliação do dicionário escolar. 233f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, 2005.

DiJr 2005. MATTOS, G. Dicionário júnior da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: FTD, 2005.

FARIAS, V. S. Aplicação da semântica das condições de verdade à redação das definições nos dicionários semasiológicos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horionte, v. 12, n. 1, p. 181-204, 2012.

FARIAS, V. S. Desenho de um dicionário escolar de língua portuguesa. 285f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, 2009.

FARIAS, V. S. O exemplo como informação discreta e discriminante em dicionários semasiológicos de língua portuguesa. Alfa, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 101-122, 2008.

FORNARI, M. K. Concepção e desenho do front matter do dicionário de falsos amigos espanhol-português. Voz das Letras, Concórdia, n. 9, p. 1-15, 2008.

GEERAERTS, D. Meaning and definition. In: STERKERBURG, P. van. A practical guide to lexicography. Amsterdam: John Benjamins, 2003.

GEERAERTS, D. Theories of lexical semantics. New York: Oxford University Press, 2010.

HAENSCH, G. La lexicografía: de la lingüística teórica a la lexicografia práctica. Madrid: Gredos, 1982.

HARTMANN, R. R. K.; JAMES, G. Dictionary of lexicography. London/ New York: Routledge, 2001.

HAUSMANN, F. J.; WIEGAND, H. E. Component parts and structures of general monolingual dictionaries: a survey. In: HAUSMANN, F. J.; REICHMANN, O.; WIEGAND, H. E.; ZGUSTA, L. (Hrsgn.) Wörterbücher, dictionaries, dictionnaires: ein internationales Handbuch zur Lexikographie. Berlin/New York: Walter de Gruyter, 1989. Band 1, p. 328-360.

LANDAU, S. Dictionaries: the art and craft of lexicography. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

PCN. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Ensino de primeira à quarta série. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 10 set. 2011.

PIRES, J. A. Contribuições para dicionários escolares destinados às séries iniciais. 150f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, 2012.

RANGEL, E. de O. Dicionários escolares e políticas públicas em educação: a relevância da “proposta lexicográfica”. In: CARVALHO, O. L. S.; BAGNO, M. (Org.). Dicionários escolares: políticas, formas e usos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 37-60.

RIEMER, N. Introducing semantics. New York: Cambridge University Press, 2010.

SaJr 2010. SARAIVA JR. Dicionário da língua portuguesa ilustrado. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

SELISTRE, I. C. T. Desenho de um dicionário passivo inglês/português para estudantes do ensino médio. 301f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, UFRGS, Porto Alegre, 2012.

WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.18.2.155-177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Larissa Moreira Brangel