http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/issue/feedCaligrama: Revista de Estudos Românicos2024-02-08T13:18:15-02:00Aléxia Teles Duchownyalexiateles@letras.ufmg.brOpen Journal Systems<p style="margin: 1em 0px; color: #111111; font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11.1999998092651px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: left; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #fbfbf3;"><em>Caligrama: Revista de Estudos Românicos</em><span class="Apple-converted-space"> </span>é um periódico quadrimestral, com avaliação de pares, mantido pela<span class="Apple-converted-space"> </span><a href="http://www.letras.ufmg.br/site/" rel="nofollow">Faculdade de Letras</a><span class="Apple-converted-space"> </span>da<span class="Apple-converted-space"> </span><a href="https://www.ufmg.br/">Universidade Federal de Minas Gerais</a>(Brasil) desde 1981. Tem como missão fomentar a produção científica na área de Línguas e Literaturas Românicas, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. A revista destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros voltados estritamente para o domínio românico. <span>A <em>Caligrama</em> recebe atualmente artigos em </span><strong>fluxo contínuo</strong>, nas áreas de estudos linguísticos e literários, dentro de sua especialidade<strong>.</strong></p><p style="margin: 1em 0px; color: #111111; font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 11.1999998092651px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: normal; letter-spacing: normal; line-height: normal; orphans: auto; text-align: left; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: auto; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #fbfbf3;"><em>Caligrama: Revista de Estudos Românicos</em><span class="Apple-converted-space"> <span>is a peer-reviewed journal published three times a year</span></span>, sponsored by the<span class="Apple-converted-space"> </span><a style="text-decoration: underline; color: #337755;" href="http://www.letras.ufmg.br/site/">School of Letters</a><span class="Apple-converted-space"> </span>of the<span class="Apple-converted-space"> </span><a style="text-decoration: underline; color: #337755;" href="https://www.ufmg.br/">Federal University of Minas Gerais</a><span class="Apple-converted-space"> </span>(Brazil) since 1981. It aims to promote scientific production in the field of Romance Languages and Literatures, allowing researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the debate and scientific progress in the area. The journal stands out as one of the rare Brazilian periodicals focused strictly on the Romance domain. <em>Caligrama</em> <strong>continually</strong> receives articles on linguistic and literary studies concerning its field of expertise.</p><div><span><span style="color: #111111;"><strong>Qualis A4</strong> - Avaliação da Plataforma Sucupira - Quadriênio 2017-2020 - Áreas de avaliação: Linguística e literatura e Interdisciplinar.</span></span></div><div> </div><div><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;"><strong>Qualis A4 </strong>- Evaluation of Plataforma Sucupira - Quadrennium 2017-2020 - Fields of evaluation: Linguistics and literature and Interdisciplinary.</span></div><div><span style="font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;"><br /></span></div>http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/44234A 50 años del golpe militar en Chile: reflexiones sobre la cultura / 50 years after the military coup in Chile: reflections on culture2024-02-08T13:16:04-02:00Sara Rojosararojo@yahoo.comNatalia Cisterna Jaranataliacisterna@u.uchile.cl<p align="center"> </p><p>El dossier, que ahora presentamos, reúne una serie de textos que analizan distintas expresiones literarias y culturales que ahondan en aquellas memorias marcadas por el terrorismo de Estado y por el rediseño autoritario post golpe. Desde el testimonio a la creación literaria, los artículos que integran el dossier se sumergen en las diversas estrategias de resistencia contra la dictadura y visibilización del terrorismo de Estado que sufrió la población chilena.</p>2024-02-08T13:18:14-02:00Direitos autorais 2024 Sara Rojo, Natalia Cisternahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/35807Cárcel de Valdivia / Prison of Valdivia2024-02-08T13:16:04-02:00Grínor Rojogrinorrojo@hotmail.esMis amigos me fueron a dar el aviso a nuestra casa, la que la Valentina y yo alquilábamos en la calle Aníbal Pinto de Valdivia. Los golpistas, que nos habían allanado unos pocos días antes, ahora me andaban buscando y yo debía elegir una de estas dos opciones: o me sumergía en los subterráneos de la clandestinidad o me presentaba en algún retén de policía para que luego me internaran en la cárcel o en un recinto militar.2024-02-08T13:18:14-02:00Direitos autorais 2019 Grínor Rojohttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/40129La Bicicleta e o Colectivo Acciones de Arte (CADA): resistência político-cultural no Chile ditatorial / La Bicicleta and the Colectivo Acciones de Arte (CADA): political-cultural resistance in dictatorial Chile2024-02-08T13:16:04-02:00Adriane Vidal Costaadrianevidal@gmail.comIsadora Bolina Monteiro Vivacquaisadoravivacqua.historia@gmail.com<p>Resumo: O artigo analisa a resistência político-cultural empreendida pela revista <em>La Bicicleta</em> e pelo grupo <em>Colectivo Acciones de Arte</em> (CADA) no contexto da ditadura militar no Chile (1973-1990). Na análise, apresentamos, primeiramente, as transformações ocorridas no campo cultural chileno após o golpe de 1973, com destaque para a chamada “operação limpeza” realizada pela ditadura. Seu objetivo era minar as produções artísticas que apresentavam uma visão positiva sobre o governo de Salvador Allende e direcionar as artes para a construção de um imaginário consoante com as ideias propagadas pelo regime militar. Em seguida, o artigo destaca o surgimento de <em>La Bicicleta</em> e do grupo CADA em meio a esse conturbado contexto, as suas respectivas formas de atuação e as reflexões que suscitaram sobre o papel político e social das artes, especialmente diante de um regime de exceção. As conclusões do artigo demonstram como tais iniciativas culturais ajudaram a contestar leituras históricas oficiais propagadas pelo pinochetismo e ofereceram estratégias inovadoras de denúncia política e resistência cultural. <br />Palavras-chave: ditadura militar chilena; resistência político-cultural; <em>La Bicicleta</em>; <em>Colectivo Acciones de Arte</em>.</p><p><br />Abstract: The article analyzes the political-cultural resistance carried out by the magazine <em>La Bicicleta</em> and by the group <em>Colectivo Acciones de Arte</em> (CADA) in the context of the military dictatorship in Chile (1973-1990). In this analysis, it was first presented the transformations that occurred in the Chilean cultural field after the 1973 coup, with emphasis on the so-called “cleaning operation” carried out by the dictatorship, which aimed to undermine artistic productions that presented an positive view of the Salvador Allende government, and direct the arts towards the construction of an imaginary in accordance with the ideas propagated by the military regime. Then, the article highlights the emergence of <em>La Bicicleta</em> and the CADA group in the midst of such a troubled context, their respective ways of acting and the reflections they raised on the political and social role of the arts, especially in the face of political exception regimes. The article’s conclusions demonstrate how such cultural initiatives helped to challenge official historical readings propagated by pinochetism and offered innovative strategies of political denunciation and cultural resistance. Keywords: chilean military dictatorship; political-cultural resistance; <em>La Bicicleta</em>; <em>Colectivo Acciones de Arte</em>.<br /><br /></p>2024-02-08T13:18:14-02:00Direitos autorais 2024 Adriane Vidal Costa, Isadora Bolina Monteiro Vivacquahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/39222Reimaginar o passado para reconfigurar o presente / Reimagine the past to reconfigure the present2024-02-08T13:16:05-02:00Camila Carvalhoccamilacarvalho45@gmail.com<p><strong>Resumo:</strong> Tomando como ponto de partida a noção de realismo capitalista cunhada por Mark Fisher, este trabalho elabora uma leitura de “Los estigmas del cuerpo”, ensaio publicado pela escritora chilena Diamela Eltit quando da comemoração dos 25 anos do golpe de Estado chileno. O artigo está estruturado em três partes: na primeira, apresentamos o conceito de realismo capitalista, bem como a crise de imaginação que ele expressa; na segunda, com o objetivo de demonstrar como o realismo capitalista se apresenta no contexto chileno, recuperamos o conhecido discurso de Patrício Aylwin proferido em 1991 por ocasião da reabertura do Congresso Nacional; e, finalmente, na terceira parte, apresentamos uma leitura do ensaio de Eltit com o intuito de, por um lado, demonstrar o modo como a autora recompõe o vínculo que o realismo capitalista – expressão ideológica do neoliberalismo – estabelece com a operacionalização do esquecimento; e, por outro, de que maneira ela elabora seu enfrentamento.<br /><strong>Palavras-chave:</strong> neoliberalismo; ditadura chilena; realismo capitalista; memória; Diamela Eltit.</p><p><br /><strong>Abstract:</strong> Taking as a starting point the notion of capitalist realism coined by Mark Fisher, this paper elaborates a reading of “Los estigmas del cuerpo”, an essay published by the Chilean writer Diamela Eltit on the 25th anniversary of the Chilean coup d’état. The article is structured in three parts: firstly, we present the concept of capitalist realism, as well as the crisis of imagination it expresses; in the second part, with the aim of demonstrating how capitalist realism presents itself in the Chilean context, we recover the well-known speech given by Patricio Aylwin in 1991, on the occasion of the reopening of the National Congress; and finally, in the third part, we present a reading of Eltit’s essay with the intention of, on the one hand, demonstrating the way in which the author re-establishes the link that capitalist realism – the ideological expression of neoliberalism – establishes with the operationalization of forgetting, and on the other hand, how she elaborates her confrontation.<br /><strong>Keywords:</strong> neoliberalism; Chilean dictatorship; capitalist realism; memory; Diamela Eltit.</p>2024-02-08T13:18:14-02:00Direitos autorais 2019 CAMILA CARVALHOhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/39221As memórias da repressão política contra os mapuches após o golpe de estado chileno (1973) na dramaturgia do KIMVN Teatro / Memories of political repression against the Mapuche after the coup d’état in Chile (1973) in the dramatic texts of KIMVN Theater Company2024-02-08T13:16:05-02:00Carla Dameane Pereira de Souzacarladameane@gmail.com<strong>Resumo:</strong> Neste artigo será apresentado um diálogo com as obras do repertório artístico do KIMVN Teatro, destacando os aspectos simbólicos e as reflexões que constituem os testemunhos de personagens que levam à cena memórias da repressão política contra os mapuches após o golpe de estado chileno (1973). O diálogo se dará a partir da apresentação e da leitura crítica de trechos extraídos dos textos dramáticos das obras <em>Ñi pu tremen Mis antepassados</em> (2008), <em>Galvarino</em> (2012), <em>Ñuke una mirada íntima hacia la resistencia mapuche</em> (2016) e <em>Trewa Estado Nación o el Espectro de la Traición</em> (2017-2019), a fim de ressaltar como o tema da violência política contra os mapuches, durante o período da ditadura militar chilena, é uma constante no fazer teatral desta companhia que, partindo de uma ferida familiar, atribui a ela uma dimensão comunitária de proporção nacional. Além de visibilizar as histórias reais de mapuches afetados, em distintas dimensões durante este período da história chilena, as dramaturgias estudadas dão conta de um trabalho de manutenção da memória coletiva e da reescritura da história oficial do Chile, com ênfase na resistência dos mapuches frente ao projeto de estado nação.<br /><strong>Palavras-chave:</strong> andinidades em cena; mapuches; KIMVN Teatro; dramaturgias latino-americanas; teatro documental.<br /><br /><strong>Abstract:</strong> This article discusses the works of KIMVN Theater Company’s repertoire, highlighting the symbolic aspects as well as the reflections that constitute the testimonies of characters that reenact memories of political repression against the Mapuche after the coup d’état in Chile (1973). The discussion stems from the presentation and critical analysis of excerpts from the dramatic texts of the plays <em>Ñi pu tremen Mis antepasados</em> (2008), <em>Galvarino (</em>2012), <em>Ñuke una mirada íntima hacia la resistencia mapuche</em> (2016) and <em>Trewa Estado Nación o el Espectro de la Traición</em> (2017-2019), in order to show how recurrent was the theme of political violence against the Mapuche throughout the Chilean military dictatorship in the performances of this theater company, which, based on a familiar wound, attributes a nationwide community dimension to it. In addition to making the stories of the Mapuche victims visible, in different dimensions, during that period of the Chilean History, the dramatic texts studied concern the preservation of the collective memory and the rewrite of the official History of Chile, highlighting the Mapuche resistance in face of the project of State-Nation.<br /><strong>Keywords:</strong> andinities on stage; Mapuche; KIMVN Theater Company; Latin American dramaturgies; documental theater.<br /><br />2024-02-08T13:18:14-02:00Direitos autorais 2019 Carla Dameane Pereira de Souzahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/40126La importancia del canto y la memoria en Antes de perder la memoria de Ana María Jiménez y Teresa Izquierdo / The importance of singing and memory in Before losing the memory by Ana María Jiménez and Teresa Izquierdo2024-02-08T13:18:14-02:00Cristian Montes Capócmontes@vtr.net<strong>Resumen:</strong> La intención de estas páginas es dar cuenta de la importancia que tuvo el canto para las mujeres prisioneras de Villa Grimaldi, en tiempos de la dictadura militar chilena (1973-1990). Para tal fin, el análisis se centrará en el libro <em>Antes de perder la memoria</em> (2015) de Ana María Jiménez y Teresa Izquierdo, quienes, mediante el género epistolar, recuerdan y hacen memoria de lo que fue su encierro en dicho campo de detención. En tales circunstancias, el canto fue una vía importante, a través de la cuál las detenidas políticas lograron neutralizar, en parte, la violencia que les tocó vivir.<br /><strong>Palabras claves:</strong> dictadura; canto; memoria.<br /><br /><strong>Abstract:</strong> This work aims to provide an account of the importance of song for the women held prisoner in Villa Grimaldi during Chile’s military dictatorship (1973–1990). To this end, the analysis will focus on the book Antes de <em>perder la memoria</em> (2015) by Ana María Jiménez and Teresa Izquierdo, who use the epistolary genre to recall and relate their confinement in said detention camp. In such circumstances, song was an important route through which political detainees were able to neutralize, in part, the violence that they were forced to endure.<br /><strong>Keywords:</strong> dictatorship; song; memory.2024-02-08T13:18:14-02:00Direitos autorais 2019 Cristian Montes Capóhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/39332O “canil” e nenhum esquecimento: ditadura chilena e testemunho em La casa de los espíritus, de Isabel Allende / The “kennel” and no forgetting: chilean dictatorship and testimony in House of spirits, by Isabel Allende2024-02-08T13:16:05-02:00Evandro Figueiredo Candidoevan.candido9@gmail.com<strong>Resumo:</strong> Este artigo tem como objeto de análise a obra <em>La casa de los espíritus</em>, da chilena Isabel Allende. Seu foco é a chegada de Alba, narradora do romance, à prisão, lugar em que é torturada pelo regime ditatorial. Ali, ela vê sua vida quase se extinguir em meio ao desespero. A salvação está no contato com a amiga Ana Díaz, também torturada, e na presença do espírito de sua avó Clara, que a exorta a sobreviver para dar seu testemunho. O argumento central consiste em pensar nessa imagem da jovem torturada na prisão, sua morte iminente, e as novas significações acerca da necessidade de sobreviver e testemunhar o horror. Para tanto, considera-se o aporte teórico de Gagnebin (2006), com a possibilidade de ampliação da ideia de testemunho; Rosa (2013), com importantes contribuições sobre os encontros que aumentam ou diminuem a potência dos sujeitos; bem como Sarlo (2007), Todorov (2008) e Seligmann-Silva (2003) no que se refere ao dever do testemunho em tempos de exceção. Conclui-se que o testemunho se torna fundamental em momentos de violência de Estado, de forma a evitar a repetição do horror.<br /><strong>Palavras-chave:</strong> ditadura; Chile; testemunho; Isabel Allende.<br /><br /><strong>Abstract:</strong> This article aims to analyze the work <em>La casa de los espíritus</em> (<em>House of spirits</em>), by Isabel Allende. It considers the arrival of Alba (the narrator) to the prison and her torture by the dictatorship. There, inside a despair, she sees her life about to disappear. Her salvation resides in the contact with her friend Ana Díaz and the spirit of her grandmother Clara, who persuades her to survive and give her testimony. The main argument is to think about this image of the torture of a young woman, her imminent death and the new meanings about the need to survive and testify the horror. For that we consider Gagnebin’s theoretical base (2006), with the amplification of the testimony; Rosa (2013), with important contributions about the meetings that increase or decrease the individual’s potency; as well as Sarlo (2007), Todorov (2008) and Seligmann-Silva (2003 about the task of the testimony in times of exception. We conclude that the testimony is fundamental in moments of violence of State, to avoid the repetition of the horror.<br /><strong>Keywords:</strong> dictatorship; Chile; testimony; Isabel Allende.<br /><br />2024-02-08T13:18:15-02:00Direitos autorais 2019 Evandro Figueiredo Candidohttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/39022Calle Santa Fe: a elaboração do trauma no cinema andarilho de Carmen Castillo / Calle Santa Fe: the elaboration of trauma in Carmen Castillo’s displaced cinema2024-02-08T13:16:05-02:00Guilherme Araujo dos Santosguilhermearaujom1@gmail.com<address><strong>Resumo:</strong> O presente artigo propõe investigar como o chamado “documentário de busca”, definido por Bernardet (2005) como uma relevante ferramenta de acesso à subjetividade, pode auxiliar na revisão de traumas deixados pela ditadura militar chilena. Entre inquietações e um consequente estado de melancolia expostos pela cineasta Carmen Castillo, interessa analisar no filme Calle Santa Fe (2007), particularmente sob o escopo das teorias da imagem e da literatura, o trânsito existente entre cinema, ensaio e narrativa autobiográfica. Estas searas, uma vez entrecruzadas, concebem um gesto que possibilita acionar no sujeito novas referências para a elaboração do passado e a possibilidade de reconstruir-se diante do trauma.</address><strong>Palavras-chave:</strong> cinema; ditadura militar; Chile; trauma; melancolia.<br /><br /><strong>Abstract:</strong> This article proposes to investigate how the so-called “search documentary”, defined by Bernardet (2005) as a relevant tool for accessing subjectivity, can help in reviewing the traumas left by the Chilean military dictatorship. Between concerns and a consequent state of melancholy exposed by filmmaker Carmen Castillo, it is particularly interesting to analyze in the film <em>Calle Santa Fe</em> (2007), under the scope of theories of image and literature, the existing transit between cinema, essay and autobiographical narrative. These fields, once intersected, conceive a gesture that makes it possible to trigger new references in the subject for the elaboration of the past and the possibility of reconstructing oneself in the face of trauma.<br /><strong>Keywords:</strong> cinema; military dictatorship; Chile; trauma; melancholy.<br /><br />2024-02-08T13:18:15-02:00Direitos autorais 2019 Guilherme Araujo dos Santoshttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/38688A ditadura chilena revisitada estética e dramaturgicamente na obra de Juan Radrigán / The Chilean dictatorship aesthetically and dramaturgically revisited in the work of Juan Radrigán2024-02-08T13:16:05-02:00Marcos Antônio Alexandremarcosxandre@yahoo.com<p><strong>Resumo:</strong> Este artigo propõe tecer considerações sobre a obra dramatúrgica de Juan Radrigán, observando a relação de seus textos com o contexto ditatorial chileno. Reconhecido pelo fato de suas personagens serem representantes das classes populares, homens e mulheres que ocupam as margens dos centros urbanos com seus corpos e suas identidades fragmentadas, esteticamente, a produção dramatúrgica de Radrigán é nomeada como “teatro da sinceridade”. Trata-se de uma obra que expõe uma linguagem específica, filosófica e poética; uma dramaturgia que dá voz a sujeitos que, apesar de se apresentarem física e psicologicamente degradados, descortinam os “absurdos” do sistema vigente.<br /><strong>Palavras chaves:</strong> ditadura chilena; dramaturgia chilena; Juan Radrigán.</p><p><strong>Abstract:</strong> This article proposes to carry out some considerations about the dramaturgical work of Juan Radrigán, observing the relationship of his texts with the Chilean dictatorial context. Recognized for the fact that his characters are representatives of the popular classes, men and women who occupy the margins of urban centers with their bodies and their fragmented identities, aesthetically, Radrigán’s dramaturgical production is named as “theater of sincerity”. It is a kind of play that exposes a specific, philosophical and poetic language; a drama that gives voice to subjects who, despite of being physically and psychologically degraded, reveal the “absurdities” of the current system.<br /><strong>Keywords:</strong> Chilean dictatorship; Chilean dramaturgy; Juan Radrigán.</p>2024-02-08T13:18:15-02:00Direitos autorais 2019 Marcos Antônio Alexandrehttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/39052El Museo de la Solidaridad Salvador Allende: una historia de cooperación internacional y de resistencia (Entrevista a Claudia Zaldívar)2024-02-08T13:16:05-02:00Elisa Amorim Vieiraelisa@letras.ufmg.br<p>Esta entrevista a Claudia Zaldívar, actual directora del Museo de la Solidaridad Salvador Allende (MSSA), para el dossier de la revista <em>Caligrama</em> que recuerda los cincuenta años del golpe civil militar en Chile, tiene el propósito de exponer la historia de un proyecto singular interrumpido por la violencia. Proyecto ese que involucró a artistas e intelectuales de todo el mundo, quienes, en consonancia con los cambios que Salvador Allende buscaba llevar a cabo en su país, apoyaron la propuesta de creación de un museo para el pueblo chileno.</p>2024-02-08T13:18:15-02:00Direitos autorais 2019 Elisa Amorim Vieira