Poema sobre palco: cenas de Mário Cesariny

Maria Silva Prado Lessa

Resumo


Na obra poética de Mário Cesariny, há inúmeros poemas identificados como “artes poéticas”. A metalinguagem característica dessas composições sugere uma encenação por meio da qual se replica, para o leitor, o processo de feitura do texto que tem em mãos. Fundam-se, dessa forma, sucessivas “cenas de escrita” que revelam o gesto dramático da criação poética. Esses poemas assumem, assim, um caráter performático próprio do universo teatral, onde “dizer” equivale a “fazer”. Nesse sentido, a poesia de Cesariny se abre ao diálogo com o teatro e demanda uma reflexão acerca da posição do leitor/espectador diante do espetáculo de “reabilitação do real cotidiano” que se põe em cena.


Palavras-chave


literatura portuguesa; Mário Cesariny; surrealismo; cenas de escrita.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.37.58.11-27

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