Um violoncelo todo seu: diálogo interartes em Guilhermina, de Mário Cláudio

Jorge Vicente Valentim

Resumo


Resumo: O presente ensaio tem como objetivo propor uma leitura do romance Guilhermina (1985), de Mário Cláudio, sublinhando o diálogo estabelecido entre ficção e música, na recuperação biográfica da violoncelista portuguesa. Pretendemos mostrar que, para além de citações de cunho artístico e histórico, as referências às obras executadas por Guilhermina Suggia podem sugerir um possível caminho para a reflexão sobre os instrumentos de construção estrutural e discursiva do autor. Também objetivamos destacar as singularidades deste texto (o segundo a compor a Trilogia da mão), a partir das imagens selecionadas por Mário Cláudio da artista portuense e das atenções dadas ao seu repertório.

Palavras-chave: diálogos interartes; música; ficção portuguesa contemporânea; Mário Cláudio.

Abstract: The present essay aims to propose a reading of the novel Guilhermina (1985), by Mario Claudio, underlining the dialogue established between fiction and music, in the biographical recovery of the Portuguese cellist. We want to show that, in addition to references of an artistic and historical nature, the references to works performed by Guilhermina Suggia may suggest a possible way for reflection on the author’s structural and discursive construction tools. We also aim to highlight the singularities of this text (the second to compose the Trilogia da mão), based on the images selected by Mário Cláudio of the artist from Porto and the attention given to his repertoire.

Keywords: interartistic dialogues; music; contemporary Portuguese fiction; Mário Cláudio.


Palavras-chave


diálogos interartes; música; ficção portuguesa contemporânea; Mário Cláudio; interartistic dialogues; music; contemporary Portuguese fiction.

Texto completo:

PDF

Referências


ARNAUT, Ana Paula. Amadeo(s). In: PETROV, Petar (Org.). O romance português pós-25 de abril. O Grande Prémio de Romance e Novela da APE (1982-2002). Porto: Roma Editora, 2005. p. 37-54.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1989.

BRENET, Michel. Diccionario de la Música. Traducción de J. Ricart Matas, José Barberá Humbert e Aurelio Capmany. Barcelona: Editorial Iberia, 1976.

CALVÃO, Dalva. Narrativa biográfica e outras artes. Reflexões sobre escrita literária e criação estética na Trilogia da mão, de Mário Cláudio. Niterói: EdUFF, 2008.

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CLAUDIO, Mário. 30 anos de trabalho literário 1969-1999. Porto: Galeria da Árvore, Fundação Engenheiro António de Almeida, 1999.

CLAUDIO, Mário. Guilhermina. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1986.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e música. Modulações pós-coloniais. São Paulo: Perspectiva, 2002.

POMBO, Fátima. Guilhermina Suggia ou o violoncelo luxuriante. Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida, 1993.

SANTOS, João Soares. Prefácio. In: POMBO, Fátima. Guilhermina Suggia ou o violoncelo luxuriante. Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida, 1993. p. 9-12.

SUGGIA, Guilhermina. The Violoncello. In: POMBO, Fátima. Guilhermina Suggia ou o violoncelo luxuriante. Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida, 1993. p. 374-387.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução de Bia Nunes de Sousa. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

ZAMACOIS, Joaquín. Curso de formas musicales. Barcelona: Editorial Labor, 1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.38.59.89-103

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Jorge Vicente Valentim

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.