Marido, de Lídia Jorge: a percepção subjetiva da violência do Estado Novo / Marido, by Lidia Jorge: The Subjective Perception of New State Violence

Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira

Resumo


Resumo: Estudo do conto “Marido”, de Lídia Jorge, numa perspectiva interdisciplinar, que põe em diálogo a Literatura, Sociologia e a Filosofia, buscando verificar, na leitura proposta, alguns elementos do gênero narrativo, as singularidades da sua construção, o modo pelo qual a escritora o realiza na sua ficção, e, principalmente, da relação que esta estabelece com a História recente do seu país, no amplo espectro da contemporaneidade, um espaço privilegiado para a representação, tanto das consequências quanto da naturalização da violência, deixando entrever que ela foi empregada como elemento de amálgama na relação entre os portugueses e a política do Estado Novo.

Palavras-chave: Lídia Jorge; ficção portuguesa contemporânea; violência; Estado Novo.

Abstract: A study of the story “Marido”, by Lídia Jorge, in an interdisciplinary perspective, that puts in dialogue the Literature, Sociology and Philosophy, trying to verify, in the proposed reading, some elements of the narrative genre, the singularities of its construction, by the writer in her fiction, and especially the relationship she establishes with the recent history of her country, in the broad spectrum of contemporary times, a privileged space for the representation of both the consequences and the naturalization of violence, leaving to see that it was used as an element of amalgam in the relationship between the Portuguese and the politics of the Estado Novo.

Keywords: Lídia Jorge; contemporary Portuguese fiction; violence; Estado Novo.


Palavras-chave


Lídia Jorge; ficção portuguesa contemporânea; violência; Estado Novo; contemporary Portuguese fiction; violence.

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BENJAMIM, Walter. Obras Escolhidas. 8. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012. v 1: Magia e técnica, arte e política.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

BOURDIEU, Pierre. Sociologia. Org. Renato Ortiz. São Paulo: Ática, 1983.

CORTÁZAR, Julio. Obra Crítica. Trad. Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 2.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. Enilce Albergaria Rocha; Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.

FREUD, Sigmund.Obras Completas. Vol. 19. Moisés e o monoteísmo, Compêndio de Psicanálise e outros textos (1937-1939). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2018.

JORGE, Lídia. Marido e outros contos. Lisboa: Dom Quixote, 2014.

ROANI, Gerson Luiz. Sob o vermelho dos cravos de Abril – literatura e revolução no Portugal contemporâneo. Revista Letras, Curitiba, v. 64, p. 15-32, 2004. Doi: https://doi.org/10.5380/rel.v64i0.2966




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.61.101-115

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Marcos Vinícius Ferreira de Oliveira

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.