“Brilho como espelho”: tensões entre fingimento e testemunho em Sylvia Plath / “I Gleam Like a Mirror”: Tensions Between Pretending and Testimony in Sylvia Plath

Derick Davidson Santos Teixeira

Resumo


Resumo: Este trabalho trata da tensão entre testemunho e fingimento na poesia de Sylvia Plath. Veremos que, na obra da poeta, há uma tensão entre a poesia que finge e a poesia que testemunha, similar à tensão que é possível estabelecer entre a poesia de Fernando Pessoa e a poética do testemunho formulada por Jorge de Sena. Tais concepções de poesia são cotejadas, principalmente, com um artigo de George Steiner sobre a obra da poeta, com formulações de Giorgio Agamben sobre o testemunho e com propostas críticas de Marcos Siscar relacionadas ao lugar de fala da poesia. Dessa forma, é possível elucidar como Sylvia Plath atinge uma modalidade de testemunho dotado de valor histórico e que expõe o lugar de fala próprio da poesia.

Palavras-chave: Sylvia Plath; poesia; fingimento; testemunho.

Abstract: This work is about the tensions between pretending and testimony in Sylvia Plath’s poetry. We will notice that, in her work, there is a tension between the poetry that pretends and the poetry that testifies, which is similar to the tension that is possible to establish between Fernando Pessoa’s poetry and the poetics of testimony formulated by Jorge de Sena. These conceptions of poetry are collated, mainly, with an article by George Steiner about the poet, with formulations by Giorgio Agamben about the testimony and with Marcos Siscar’s critical proposals related to the place of speech of Poetry. Thus, it is possible to elucidate how Sylvia Plath reaches a type of testimony endowed with historical value and that shows a place of speech that belongs specifically to poetry.

Keywords: Sylvia Plath; poetry; pretending; testimony.


Palavras-chave


Sylvia Plath; poesia; fingimento; testemunho; poetry; pretending; testimony.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Tradução de Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

ALVAREZ, A. The Savage God: A Study of Suicide. London: W. W. Norton & Company, 1990.

BELO, Ruy. Da sinceridade em poesia. In: ______. Na senda da poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.

BRITZOLAKIS, Christina. Sylvia Plath and the Theatre of Mourning. New York: Clarendon Press, 1999.

CARVALHO, Ana Cecília. A poética do suicídio em Sylvia Plath. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

EIRAS, Pedro. Esquecer Fausto: a fragmentação do sujeito em Raul Brandão, Fernando Pessoa, Herberto Helder e Maria Gabriela Llansol. Porto: Campo das Letras, 2005.

ELIOT, T. S. Tradição e talento individual. In: ______. Ensaios. Tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989. p. 37-48.

GILL, Jo. Cambridge Introduction to Sylvia Plath. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. Doi: https://doi.org/10.1017/CBO9780511817007

HOWE. Irving. The Plath Celebration: A Partial Dissent. In: BLOOM, Harold (ed.). Modern Critical Views: Sylvia Plath. New York: Chelsea House Publishers, 1989. p. 5-15.

LOWELL, Robert. Prefácio. In: PLATH, Sylvia. Ariel. New York: Harper & Roll, 1996. p. 9-11.

NELSON, Deborah. Plath, history and politics. In: GILL, Jo. (ed.). The Cambridge Companion to Sylvia Plath. New York: Cambridge University Press, 2006. p. 21-35. Doi: https://doi.org/10.1017/CCOL0521844967.002

NELSON, Deborah. Confessional Poetry. In: ASHTON, Jennifer (ed.). The Cambridge Companion to American Poetry Since 1945. Cambridge: Cambridge Companions Online, 2013. p. 31-46. Doi: http:// dx.doi.org/10.1017/CCO9781139032674.004.

PINTO, Madalena Vaz. Testemunho e Fingimento: Duas Formas de entender a escrita. Revista Desassossego, São Paulo, v. l5, p. 116-126, 2016. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i15p116-126

PLATH, Sylvia. The Unabridged Journals of Sylvia Plath. Ed. Karen V. Kukil. New York: Anchor Books, 2000.

PLATH, Sylvia. The Collected Poems. New York: Harper & Row, 2008.

PLATH, Sylvia. Ariel (Edicão Bilíngue). Tradução Rodrigo Garcia Lopes e Maria Cristina Lenz de Macedo. 2. ed. São Paulo: Versus, 2010.

POE, Edgar Allan. The Philosophy of Composition, 1946. Disponível em: http://www.lem.seed.pr.gov.br/arquivos/File/livrosliteraturaingles/filosofiadacomposica o.pdf. Acesso em: nov. 2016.

ROSEMBLATT, Jon. Sylvia Plath: The Poetry of Initiation. New York: The University of North Carolina Press, 1982.

ROSENTHAL, Macha Louis. The New Poets. London: Oxford University Press, 1967.

SENA, Jorge de. Poesia-I. Lisboa: Moraes Editores, 1977.

SISCAR, Marcos. Poesia e crise. São Paulo: Editora Unicamp, 2010.

SISCAR, Marcos. De volta ao fim. O fim das vanguardas como questão da Poesia contemporânea. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

STEINER, Georg. Dying Is an Art. The Reporter, out. 7, p 51-53, 1965. Disponível em: http://www.unz.org/Pub/Reporter-1965oct07-00051. Acesso em: nov. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.61.197-211

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Derick Davidson Santos Teixeira

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.