O habitar solitário em Campo de sangue, de Dulce Maria Cardoso / The Lonely Dwell in Campo de Sangue, by Dulce Maria Cardoso

Bruno Mazolini de Barros

Resumo


Resumo: Esta leitura de Campo de sangue (2002), romance de estreia de Dulce Maria Cardoso, busca observar o modo pelo qual o protagonista habita; ou seja, a maneira pela qual ele vivencia o espaço, especialmente suas relações com o ambiente da casa. Utilizando-se de apontamentos da socióloga Marion Segaud, do antropólogo Marc Augé ou do filósofo Gaston Bachelard, entre outros, a interpretação desta obra da autora portuguesa explicita não só um sintoma da contemporaneidade, mas também uma tendência da literatura de Portugal deste início de século.

Palavras-chave: romance português do século XXI; habitar; Dulce Maria Cardoso.

Abstract: This paper about Campo de sangue (2002), a novel by Dulce Maria Cardoso, aims to observe the way in which the protagonist dwells; that is, the way in which he experiences space, especially his affiliations with the environment of the house. Using notes of the sociologist Marion Segaud, of the anthropologist Marc Augé or of the philosopher Gaston Bachelard, among others, this interpretation of Mrs. Cardoso’s narrative reveals not only a symptom of contemporaneity, but also a tendency of the Portuguese literature of the beginning of this century.

Keywords: 21st Century Portuguese novel; dwell; Dulce Maria Cardoso.


Palavras-chave


romance português do século XXI; habitar; Dulce Maria Cardoso; 21st Century Portuguese novel; dwell.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.61.13-28

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