Escrita e leitura nos vídeos de Patrícia Lino e Matilde Campilho / Writing and Reading in the Videos by Patrícia Lino and Matilde Campilho

Thadeu C. Santos

Resumo


Resumo: Desde Roda lume (1969), de Ernesto M. de Melo e Castro, o videopoema português perpassou décadas de experimentação ao largo da história da poesia editada em livros e impressos. Nos últimos anos, novidades tecnológicas como a câmera de celular e plataformas de compartilhamento de vídeos como o YouTube modificaram a maneira com que um videopoema pode ser feito, distribuído e lido/assistido. Essas novidades mostram-se imprescindíveis para analisar os videopoemas de Patrícia Lino e Matilde Campilho publicados recentemente. Na tentativa de propor um debate paralelo à crítica que se dedica ao estudo do videopoema em termos de expansão e de hibridismo em poesia, são apresentados tópicos sobre palavra e imagem presentes no ensaio “A reinvenção da leitura”, de Ana Hatherly (1981). A simplificação da feitura de vídeos e a facilidade de hospedá-los em plataformas como o YouTube parecem interferir propositivamente nos vídeos de Lino e Campilho e apontam para um caminho oportuno a esta e a novas gerações de poetas portugueses.

Palavras-chave: escrita; leitura; poesia portuguesa contemporânea; poesia concreta; videopoema; videopoesia; YouTube.

Abstract: Since Roda lume (1969) by Ernesto M. de Melo e Castro, Portuguese video poem has gone through decades of experimentation along the history of poetry edited in books. In recent years, technological innovations such as the mobile camera and video sharing platforms like YouTube have changed the way that a video poem can be made, hosted and read/watched. These novelties are essential to analyze the recently published video poems by Patrícia Lino and Matilde Campilho. In an attempt to propose a debate parallel to the criticism of the study of video poem in terms of expansion and hybridism in poetry, important topics on word and image are presented in Ana Hatherly’s essay “The Reinvention of Reading” (1981). The simplification of video-making and the ease of hosting them on platforms such as YouTube demonstrate a purposeful interference and seem to point to an advantageous path for this and new generations of Portuguese poets.

Keywords: writing; reading; contemporary Portuguese poetry; concrete poetry; videopoem; videopoetry; YouTube.


Palavras-chave


escrita; leitura; poesia portuguesa contemporânea; poesia concreta; videopoema; videopoesia; YouTube; writing; reading; contemporary Portuguese poetry; concrete poetry; videopoem; videopoetry; YouTube.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, T. Z. Arranjos dinâmicos: escritura, gesto e vocalidade na poética de Waly Salomão. 2017. 172 f. Tese. (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

ARBEX, M. Anémic Cinéma: uma experiência do avesso da linguagem. Aletria, Belo Horizonte, v. 8, p. 89-98, 2011. DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.8.0.89-98

BUORO, T. A escrita do poema concreto e sua recriação em vídeo. eLyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics, Porto, n. 12, p. 47-58, 27 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.21747/21828954/ely12a2

CAMPILHO, M. Conversa de fim de tarde depois de três anos no exílio (vídeo). YouTube, 2’11”, 2014a. Disponível em: https://youtu.be/pQqBRZezPJk. Acesso em: 29 set. 2019.

CAMPILHO, M. Entrevista ao Jornal I, 2014b. Disponível em: https://ionline.sapo.pt/311971. Acesso em: 29 set. 2019.

CAMPILHO, M. Fevereiro (vídeo). YouTube, 5’24”, 2014c. Disponível em: https://youtu.be/VasLnEWnAxY. Acesso em: 20 set. 2019.

CAMPILHO, M. não é cair: é voar com estilo (vídeo). YouTube, 3’15”, 2014d. Disponível em: https://youtu.be/TsFWIi_nOtU. Acesso em: 29 set. 2019.

FERREIRA, A. P. Videopoesia: uma poética da intersemiose. Em Tese, Belo Horizonte, v. 8, p. 37-45, dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.17851/1982-0739.8.0.37-45

DUCHAMP, M.; RAY, M. Anémic cinema (vídeo). YouTube, 8’43”, 1926. Disponível em: https://youtu.be/eLwlsNK2CGg. Acesso em: 24 set. 2019.

GACHE, B. Videopoesía o cómo escapar de la página blanca, 2006. Disponível em: http://findelmundo.com.ar/belengache/videopoesia.htm. Acesso em 29 set. 2019.

HATHERLY, A. “A reinvenção da escrita”. In: HATHERLY, A.; MELO E CASTRO, E. M. (org.). Po-Ex: textos teóricos e documentos da Poesia Experimental Portuguesa. Lisboa: Moraes Editores, 1981. p. 138-152.

LINO, P. Copacabana (vídeo). YouTube, 1’54”, 2017. Disponível em: https://youtu.be/8puJFhsI_UQ. Acesso em: 25 set. 2019.

LINO, P. Engenhoca (vídeo). YouTube, 3’37”, 2019a. Disponível em: https://youtu.be/8DpzJHrn94E. Acesso em: 20 set. 2019.

LINO, P. REVOLUTION (vídeo). YouTube, 2’16”, 2019b. Disponível em: https://youtu.be/Qf6jqkVtb8w. Acesso em: 29 set. 2019.

LOPES, R. E. L. Redimensionamento do espaço de exibição e distribuição de videoarte. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXXV., 2012, fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012.

MELO E CASTRO, E. M. Roda lume (vídeo). PO-EX, 3’02”, 1969. Disponível em: https://po-ex.net/taxonomia/materialidades/videograficas/e-m-de-melo-castro-roda-lume/. Acesso em 29 set. 2019.

PLAZA, J. Videografia em videotexto. São Paulo: Hucitec, 1986.

PEDROSA, C. Poesia e crítica de poesia hoje: heterogeneidade, crise, expansão. Estudos avançados [on-line], São Paulo, v. 29, n. 84, p. 321-333, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142015000200020.

PORTELA, M. Introdução a “A reinvenção da escrita”. Revista de Estudos Literários, Coimbra, v. 2, p. 441-469, 2012.

REIS, P. Videopoesia: produção poética híbrida em língua portuguesa. In: TORRES, R. (org.). Poesia experimental portuguesa: contextos, ensaios, entrevistas, metodologias (e-book). Porto: Universidade Fernando Pessoa, p. 101-116, 2014. Disponível em: http://www.po-ex.net. Acesso em: 20 set. 2019.

SOARES, I. S. A linguagem da videopoesia e uma leitura de “Fevereiro”, de Matilde Campilho. eLyra: Revista da Rede Internacional Lyracompoetics, Porto, n. 13, p. 95-113, 9 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.21747/21828954/ely13a5




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.62.145-160

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Thadeu C Santos

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.