“Toda a minha vida escrevi”: leitura de três livros de Melo e Castro / All My Life I Wrote”: Reading Three Books by Melo e Castro

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho

Resumo


Resumo: Este pequeno texto parte da constatação de recorrências literárias entre a Poesia Experimental de E. M. Melo e Castro e a Poesia Concreta brasileira, que tem origem no diálogo intertextual ocorrido no cerne das rupturas literárias das vanguardas nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil e em Portugal. Trato dessas relações a partir da leitura de três livros de poesia escritos pelo poeta português: Queda livre, de 1961, Ideogramas, de 1962 e Poligonia do soneto, de 1963.

Palavras-chave: experimentação; poesia concreta; vanguarda; ruptura; modernidade.

Abstract: This text is based on the observation of literary recurrences between E. M. Melo e Castro’s Experimental Poetry and Brazilian Concrete Poetry, which originates from the intertextual dialogue that took place at the heart of the literary ruptures of the avant-garde in the 1950s and 1960s in Brazil and Portugal. I deal with these relations from the reading of three poetry books written by the Portuguese poet: Queda Livre, 1961, Ideogramas, 1962 and Poligonia do soneto, 1963.

Keywords: experimentation; concrete poetry; avant-garde; rupture; modernity.


Palavras-chave


experimentação; poesia concreta; vanguarda; ruptura; modernidade; experimentation; concrete poetry; avant-garde; rupture; modernity.

Texto completo:

PDF

Referências


MELO E CASTRO, E. M. de; HATHERLY, Ana. PO.EX. – textos teóricos e documentos da poesia experimental portuguesa. Lisboa: Moraes Editora, 1979. (Coleção Margens do Texto, 11).

MELO E CASTRO, E. M. de. Trans(a)parências. Poesia – I.1950/1990. Sintra: Tertúlia, 1990.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.40.63.51-58

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Maria do Socorro Fernandes de Carvalho

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.