Disjecta membra, as profanidades de H. G. Cancela / Disjecta membra: profanities by H. G. Cancela

Cláudia Capela

Resumo


Resumo: Este texto lê as narrativas de H. G. Cancela como um ritual antropofágico de apropriação e interdiscurso, e a escrita enquanto eterno rito de sedimentação e recomeço, paródia transgressiva, lugar da dúvida e do possível. Numa tessitura alegórica, o discurso desenha-se no âmbito da matéria ela mesma da palavra, da relação da mão que escreve consigo, com as outras, na ambivalência da literatura maiusculizada. Pervertendo-a e dominando-lhe o corpo sacro, o autor confronta-a no seu domínio. A escrita como parafilia macula e subverte: quem muito profana, sagra.
Palavras-chave: antropofagia; palavra; profano; H. G. Cancela.


Abstract: This text explores the discourse of H. G. Cancela as an anthropophagic writing ritual upon the notion of apropriation and interdiscourse. Writing seems to follow the notion of possible as a place for transgressive parody. Literature is never just a word, but a confrontation in its own body. Profanation of a so-called sacred body, writing may be a parafilic subversion intended to break literature’s body down into pieces.
Keywords: anthropophagy; word; profane; H. G. Cancela.


Palavras-chave


antropofagia; palavra; profano; H. G. Cancela; anthropophagy; word; profane

Texto completo:

PDF

Referências


BATAILLE, G. Eroticism. London: Penguin, 2012.

BATAILLE, G. Literature and evil. London: Penguin, 2012.

BENAYOUN, R. Érotique du surréalism. Paris: Pauvert/FeniXX, 2019.

e.Pub

BAUMAN, Z. Liquid love. Malden: Polity Press, 2008.

BURKE, E. A philosophical enquiry into the origin of our ideas of the sublime and the beautiful. Oxford: University Press, 1990.

CANCELA, H. G. Anunciação. Porto: Edições Afrontamento, 1999.

CANCELA, H. G. De Re Rustica. Porto: Edições Afrontamento, 2011.

CANCELA, H. G. Impunidade. Lisboa: Relógio D’ Água, 2014.

CANCELA, H. G. O exercício da violência. A arte enquanto tempo. Lajes do Pico: Companhia das Ilhas, 2014.

CANCELA, H. G. As pessoas do drama. Lisboa: Relógio D’ Água, 2017.

CANCELA, H. G. A noite das barricadas. Lisboa: Relógio D’ Água, 2020.

CÉLINE, L.F. Death on credit. Death on the instalmment plan. Richmond: Alma Books, 2009.

COLONNA, V. Autofiction & autres mythomanies littéraires. Auch: Tristram, 2007.

DE MAN, P. The Rhetoric of Romanticism. New York: Columbia University Press, 1983.

DE MAN, P. Aesthetic Ideology. Minneapolis: University of Minneapolis Press, 1997.

DERRIDA, J. The Ear of the other. Otobiography, Transference, Translation. New York: Schocken Books, 1982.

CHARPENTIER, I. “Quelque part entre la littérature, la sociologie et l’histoire…” Contextes [En ligne]. v. 74, 2006. Disponível em: http://journals.openedition.org/contextes/74. Acesso em: 17 mar 2021.

DI SUMMA-KNOOP, L. Critical autobiography: a new genre?, Journal of Aesthetics & Culture, Volume 9, 2017.

DOUBROVSKY, S. Fils. Paris: Éditions Galilée, 1977.

GROENSTEEN, T. The system of comics. Jackson: University Press of Mississipi, 2007.

KRISTEVA, J. Powers of horror. An essay on abjection. New York: Columbia University Press, 1982.

LISPECTOR, C. A Paixão de G. H. Lisboa: Relógio D’ Água, 2013.

KOH, T., God. [Sculpture; Plaster, wood, paint, wax, Eros lube, artist’s saliva, cum of the artist and others], 2007, (Städelsches Kunstinstitut Collection, Frankfurt am Main).




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.41.65.47-66

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Cláudia Capela

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.