A cartografia amorosa de Lisboa: A cidade de Ulisses, de Teolinda Gersão / The Loving Cartography Of Lisbon: The City Of Ulisses, by Teolinda Gersão

Gabriela Silva

Resumo


Resumo: A cidade é elemento indissociável de determinadas narrativas, constituindo o material imagético que serve de cenário para as ações das personagens. No entanto, muitas vezes ela se destaca por ser totalizante na construção feita pelo autor, que parte de escolhas e “recortes” significativos do ambiente urbano para compor a narrativa. O espaço urbano desvela-se através das personagens que percorrem diferentes âmbitos, de onde emergem sensações e sentimentos diversos. A cidade de Ulisses, romance de Teolinda Gersão, apresenta-nos uma “geografia amorosa” da cidade de Lisboa, desenhando-nos um mapeamento histórico e sentimental da cidade. Assim, a narrativa engendra-se através da revisitação e da recordação do narrador dos espaços afetivos e simbólicos de Lisboa. Este artigo propõe uma leitura do romance de Teolinda Gersão a partir de aspectos relacionados ao significado da cidade, assim como da apropriação da memória relativa aos ambientes urbanos. Gaston Bachelard (2005), Henry Bergson (2011) e Walter Benjamin (2009) são alguns dos autores que embasam a proposta dessa abordagem.
Palavras-chave: Teolinda Gersão; literatura contemporânea portuguesa; Lisboa.


Abstract: The city is an inseparable element of certain narratives, constituting the imagery material that serves as a backdrop for the actions of the characters. However, it often stands out for being totalizing the construction made by the author, which starts with significant choices and “cuts” from the urban environment to compose the narrative. The urban space is revealed through the characters that cross different areas from which different sensations and feelings emerge. The city of Ulysses, Teolinda Gersão’s novel, presents us with a “loving geography” of the city of Lisbon, drawing us a historical and sentimental mapping of the city. Thus, the narrative is engendered in revisiting and remembering the narrator from the affective and symbolic spaces of Lisbon. This article proposes a reading of Teolinda Gersão’s novel based on aspects related to the meaning of the city and the appropriation of memory related to urban environments. Gaston Bachelard (2005), Henry Bergson (2011) and Walter Benjamin (2009) are some of the authors that support the proposal of this approach.
Keywords: Teolinda Gersão; contemporary Portuguese literature; Lisbon.


Palavras-chave


Teolinda Gersão; literatura contemporânea portuguesa; Lisboa; ; contemporary Portuguese literature; Lisbon

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.41.66.71-84

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