Garrett pelo olhar dramatúrgico de Agustina Bessa-Luís/ Garrett for the dramaturgical look of Agustina Bessa-Luís

Edson Santos Silva

Resumo


Resumo: O objetivo deste artigo é analisar de que forma Agustina Bessa-Luís, por meio, sobretudo, de personagens femininas, apresentou uma biografia de Almeida Garrett e a conturbada história do tempo no qual o dramaturgo escreveu, o século XIX.
Palavras-chave: biografia; dramaturgia; Garrett.

Abstract: The purpose of this article is to analyze how Agustina Bessa-Luís, mainly through female characters, presented a biography of Garrett and the troubled history of the time in which the playwright wrote, the 19th century. Keywords: biography; dramaturgy; Garrett


Palavras-chave


biografia; dramaturgia; biography; dramaturgy; Garrett.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA PRADO, Décio de. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; ALMEIDA PRADO, Décio de; GOMES, Paulo Emilio Sales. A personagem de ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 1970.

Arquivo Nacional Torre do Tombo. Conselho Ultramarino, 2013. Disponível em: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4167269. Acesso em: 20 set. 2021.

BESSA-LUÍS, Agustina. Garrett: o eremita do Chiado. Lisboa: Guimarães Editores, 1998.

BESSA-LUÍS, Agustina. Contos impopulares. 1. ed. Lisboa: Guimarães Editores, 1954; 5. ed. Lisboa: Guimarães Editores, 2004.

BESSA-LUÍS, Agustina. A brusca. Lisboa: Editorial Verbo, 1971.

BESSA-LUÍS, Agustina. Aquário e sagitário. Lisboa: Contexto, 1995.

BESSA-LUÍS, Agustina. Contemplação carinhosa da angústia: Pequenos ensaios. Lisboa: Guimarães Editores, 2000.

BESSA-LUÍS, Agustina. O princípio da incerteza: Joia de família. Lisboa: Guimarães Editores, 2001.

BESSA-LUÍS, Agustina. A sibila. 5. ed. Lisboa: Guimarães Editores, [s.d.]. CURTIUS, Ernest Robert. Literatura europeia e Idade Média latina. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1957.

DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Edusp, 2009.

DRUMMOND, Victor Gameiro; LOURA, Renato Cezar de Almeida. O marco jurídico do direito de autor em Portugal: a doutrina da propriedade literária sob a ótica de Almeida Garrett e Alexandre Herculano. Revista de Direito da Faculdade Guanambi, Guanambi, BA, v. 5, n. 1, p. 01-20, jan./jun. 2018. Disponível em: http://revistas.faculdadeguanambi.edu.br/index.php/Revistadedireito/article/view/223. Acesso em: 20 set. 2021.

ESPANCA, Florbela. Livro de mágoas. Org. de Claudia Pazos Alonso e Fábio Mário da Silva. Lisboa: Estampa Editorial, 2012.

MENDONÇA, Fernando. Para o estudo do teatro em Portugal (1946-1966). São Paulo: Revista dos Tribunais S/A, 1971.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

REBELLO, Luiz Francisco. Teatro português: Do Romantismo aos nossos dias: cento e vinte anos de literatura teatral portuguesa. Lisboa, Edição do Autor, 1989.

SILVA, Fábio Mário da. A autoria feminina na literatura portuguesa: Reflexões sobre as teorias do Cânone. Lisboa: Edições Colibri, 2014.

VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.42.68.64-80

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 EDSON SANTOS SILVA

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.