Três é a conta que alguém fez: cruzamentos das mulheres de Agustina e dos mortos-vivos de Sartre/ Three Was Someone’s Choice: Lines Between Agustina’s Women and Sartre’s Living Dead

Sofia de Melo Araújo

Resumo


Resumo: Reflexão crítica comparativa a partir da peça teatral Três mulheres com máscara de ferro, de Agustina Bessa-Luis, e da obra Huis clos, de Jean-Paul Sartre.
Palavras-chave: Agustina Bessa-Luís; Jean-Paul Sartre; drama.


Abstract: Comparative critical reflection from the play Três mulheres com máscara de ferro, by Agustina Bessa-Luís, and the work Huis clos, by Jean-Paul Sartre.
Keywords: Agustina Bessa-Luís; Jean-Paul Sartre; drama.


Palavras-chave


Agustina Bessa-Luís; Jean-Paul Sartre; Drama.

Texto completo:

PDF

Referências


AA.VV. A condição da mulher portuguesa. Lisboa: Editorial Estampa, 1972.

BESSA-LUÍS, A. Três mulheres com máscara de ferro. Lisboa: Guimarães, 2014.

FERREIRA, J. (2012) Nota de encenação de in camera pela Companhia de Teatro in skené. 2012. Disponível em: https://www.facebook.com/notes/10158909257528142/. Acesso em: 01 ago. 2022.

KAPOOR, J. The struggle for identity of women in theatre from Greek theatre to contemporary theatre in English. Research Journal of English Language and Literature, v. 10, n. 2, p. 1-7, abr.-jun. 2022.

LENTINA, A. M. Três mulheres com máscara de ferro de Agustina Bessa-Luís: feminismo e subversão. e-Letras com Vida – Revista de Humanidades e Artes, n. 1, p. 90-100, 2018.

LIMA, I. P. de. Um inédito de Agustina Bessa-Luís: «Três mulheres com máscara de ferro»: cristalizações do feminino. Colóquio/Letras, Lisboa, n. 187, p. 62-75, set. 2014.

LONGO, M. Huis clos ou comment “s’apprivoiser” à l’enfer. Jeux intertextuels dans le labyrinthe de la torture sartrien. Thélème. Revista Complutense de Estudios Franceses, v. 25, p. 159-171, 2010.

LOPES, M. Um texto inédito, uma ópera, uma pequena jóia de (e para) Agustina. Público, Lisboa, p. 33, 17 out. 2014.

LOPES, Ó. Os sinais e os sentidos: literatura portuguesa do século XX. Lisboa: Editorial Caminho, 1986.

MARIANO, B. Mulheres de Agustina jogam em palco as misérias da sua condição. Diário de Notícias, Lisboa, p. 37, 14 out. 2014.

NETO, R. M. A. Huis Clos ou o inferno. Relatório de Projecto de Mestrado em Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2013.

PASSOS, R. P. O drama estático das Três mulheres com máscara de ferro: preceitos brechtianos no teatro de Agustina Bessa-Luís. Metamorfoses, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 47-57, 2019.

SARTRE, J.-P. Huis clos suivi de Les mouches. Paris: Éditions Gallimard, 1947.

TEIXEIRA, A. B. Em torno do teatro de Agustina Bessa-Luís. In: LEÃO, I. P. de; MENDES, M. do C. Humores e humor na obra de Agustina Bessa-Luís. Porto: Ed. Húmus, 2017. p. 21-32.

THALIATH, B. On masks. FreiDok plus, Alberts-Ludwigs-Universität Freiburg, 2012. DOI: https://doi.org/10.6094/UNIFR/16983.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.42.68.81-90

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Sofia de Melo Araújo

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.