A superposição de espelhos na retórica de Vieira

Marli Fantini Scarpelli

Resumo


Corporificação de inextricáveis tensões, Vieira representa – em sua diversificada e provocante obra – um “gran teatro del mundo”, em cujo cenário, infindáveis e labirínticos jogos de espelhos tentam dar conta das máscaras e ofícios por meio dos quais o jesuíta perambula pelo deslizante espaço de Metrópole, Colônia e potências rivais. No ensaio que aqui se resumirá, pretende-se discutir, a partir da leitura do Sermão do “Diabo mudo” e do “Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda”, dentre outros, a posição litigante em que se acham aí encenadas as várias personas textuais de Padre António Vieira.

Dans ce “gran teatro del mondo”, qui est l’oeuvre de Vieira, diversifiée et provocatrice, des jeux mirditantes et labyrinthiques essaient de s’emparer des masques et des fonections par les moyens desquels le jésuite chemine au milieu du glissant espace de la Métropole, de la Colonie et des pays rivals. Dans cet essay, on veut mettre en question, à partir de la lecture du Sermão do Diabo mudo et du Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda, parmi d’autres, le litige mis-en-scène par les personas textuelles du Padre António Vieira.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.18.22.69-86

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Direitos autorais 1998 Marli Fantini Scarpelli

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