Sobre o estatuto da sátira na obra de Jorge de Sena

Marcus Vinicius de Freitas

Resumo


Este artigo visa a uma análise do papel desempenhado  pela sátira no conjunto da obra de Jorge de Sena, em  especial no livro póstumo Dedicácias, organizado e  publicado por Mécia de Sena. A hipótese principal é as de  que, através da sátira, Sena cria um elo entre a fatura  poética e a atividade crítica. Ao longo do trabalho, são  analisados, sob a mesma perspectiva, alguns outros  poemas centrais da obra de Sena, tais como “Camões na  Ilha de Moçambique” e “Em Creta com o Minotauro”.

This paper aims at analysing the role of the genre satyre  inside Jorge de Sena’s works, specially in the posthumous  collection of poems named Dedicácias, edited by his wife  and editor, Mécia de Sena. The main hypothesis is that,  throughout his entire work, Sena uses satyre to create a  link between poetry and criticism. Aside poems from  Dedicácias, the paper analyses as well some of the axial  poems in Sena’s works, such as “Camoes in Mozambique  Island” and “In Crete with the Minotaur”.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.31.45.189-208

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 Marcus Vinicius de Freitas

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.