O fausto de Helena no convento de Manoel de Oliveira

Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho

Resumo


O objetivo do artigo é analisar alguns aspectos da  caracterização da personagem Hélène, no filme O Convento (1995), de Manoel de Oliveira, comparando-a a personagem  Précieuse, no livro As terras do risco (1994), de Agustina  Bessa-Luís. Embora o filme tenha sido lançado em 1995,  ele não é uma adaptação do livro. Este é um caso  interessante na relação entre literatura e cinema. O  argumento do romance originou o filme, mas são obras  independentes. Em ambos, porém, busco mostrar como  as protagonistas foram construídas a partir de referências  às personagens de Helena de Tróia tanto de obras da  literatura grega clássica como do Fausto, de Goethe.

The aim of this article is to analyse some aspects of the  characterization of the figure of Hélène in the film The  Convent (1995), by Manoel de Oliveira, comparing her to  the character Précieuse from the novel As terras do risco (Dangerous Lands, 1994) by Agustina Bessa-Luís. While  the film was released in 1995, it is not an adaptation of  the book, and this is an interesting case in the relationship  between literature and cinema. The story of the novel  formed the basis for the film, but they are independent  works. In both, however, I seek to show how the  protagonists were constructed from references to the  character Helen of Troy, drawing as much from works of  classical Greek literature as from Goethe’s Faust.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.30.43.25-52

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.