Portugal, Europa e o mundo: condição humana e geopolítica na filmografia de Manoel de Oliveira

Carolin Overhoff Ferreira

Resumo


Este ensaio visa esclarecer como Manoel de Oliveira  desenvolveu o seu método universalista, ou seja, a sua  tendência de buscar no particular conclusões generalizantes  sobre os dilemas da condição humana perante as alterações  geopolíticas sofridas por Portugal, a Europa e o mundo  ao longo dos últimos oitenta anos da sua atividade.  Reconstroem-se, consequentemente, as relações entre a sua  preocupação com a condição humana e o impacto dos  cambiantes contextos nos quais tem filmado , desde 1931.  Estas dimensões compreendem o local – sobretudo através  da região do Porto e do Douro –, o nacional – em relação  à identidade do seu país –, o supranacional – devido à  adesão de Portugal à Comunidade Europeia, em 1986 –,  o transnacional – devido à história portuguesa e às  explorações marítimas, bem como o global – como  resultado dos efeitos da globalização que Portugal sofreu  a partir dos anos noventa.

This essay analyses how Manoel de Oliveira has framed  his universal method, that is, his tendency to look for  generalising conclusions about the dilemma of the human  condition within specific contexts during the eighty years  of his filmmaking activity, by taking into consideration the  geopolitical changes suffered by Portugal, Europe and the  world. Accordingly, I will reconstruct the relationship  between his interest in the human condition and the impact of the changing conditions in which he has produced films since 1931. The scales include the local –  mainly Porto and the Douro region –, the national – with  regard to his countries’ identity –, the supranational – given  Portugal’s history and the maritime explorations, as well  as the global – as a result of globalisation’s effects on  Portugal from the 90s onwards.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.30.43.109-140

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ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

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