A casa (entre)aberta

Ana Alice Bueno

Resumo


Este artigo pretende perceber as representações possíveis que se podem encontrar  da obra de Gilberto Freyre, Sobrados e Mucambos, em Crônica da Casa  Assassinada, de Lúcio Cardoso, uma vez que ambas abordam o mesmo viés: a  decadência do sistema patriarcal e a conseqüente ascensão do urbano, datados  do início do século XIX. A narrativa de Gilberto Freyre é um recorte real da  sociedade brasileira daquele período, calcada em rememorações particulares  dele próprio; em Lúcio Cardoso a narrativa ficcional envolve o ambiente de  uma típica família tradicional mineira que resiste às influências externas,  concretizadas, especialmente, na personagem Nina; e à inevitável perda da  supremacia patriarcal.

This article intends to realize the possible representations that can be found in  the work of Gilberto Freyre, Sobrados e mucambos, and in Crônica da casa  assassinada, of Lúcio Cardoso, once that both board the same slant: the  decadence of the patriarchal system and the consequent ascent of the urbane  one, when they dated from the beginning of the century XIX. The narrative  of Gilberto Freyre is a real cutting out of the Brazilian society of that period,  based on particular remembrances of own him; in Lúcio Cardoso to narrative  ficcional wraps the environment of a typical traditional mining family that  resists the extern, made real influences, specially, in the character Nina; and to  the inevitable loss of the patriarchal supremacy.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.28.39.25-44

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2008 Ana Alice Bueno

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.