A volúpia de ver: a poesia memorialística de Carlos Drummond de Andrade

Maria Antônia Ramos Coutinho

Resumo


A poesia memorialística de Carlos Drummond de Andrade- Boitempo I - resulta de uma deliberada perquirição do seu mundo infantil como de um sótão eivado de matéria-prima, à espera de que o olhar o recorte e o gesto criador o plasme. Na seção Morar nesta casa, mais do que evocar objetos pretéritos, como “garrafas de cristal”, “compoteiras”, “licoreiro”, “estojo de costura”, ou se reportar ao prazer sensorial que deles emana, o poeta-colecionador compõe uma vitrine onde se descortinam as impressões quotidianas e subjetivas de uma criança do início do século XX, salvando da perda não só as formas e substâncias obtidas pela reexperimentação poética, mas um modo privilegiado de percepção, no qual o eu funde-se ao objeto e o observador é dragado pela visão espectral que o transforma no objeto mesmo do seu desejo.A partir dessas reflexões, o ensaio A Volúpia de Ver tenta estabelecer aproximações entre a poesia memorialística da infância mineira drummoniana e a Infância em Berlim de Walter Benjamin.

Carlos Drummond de Andrade’s memorialistic poetry Boitempo I is a result of a deliberated search of his child world as a loft full of raw material waiting for the eye that captures it and the creator that moulds it. In the section To live in this house, more than evoking preterit objects such as “crystal bottles”, “compotiers”, “sewing cases”, or reporting himself to the sensorial pleasure that comes out from them, the collector poet composes a shop window where the daily and subjective impressions of a child born in the beginning of the twenty century are disclosed. It protects them from loosing not only their shapes and substances got by the poetic reexperimentation, but also their unique way of perception in which the self is fused with the object, and the observer, dragged by the espectral vision, turns himself into his desired object. Starting from these reflections, the essay The Pleasure of Seeing tries to set up links between the memorialistic poetry of Drummond’s childhood in Minas Gerais and Walter Benjamin’s childhood in Berlim.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.26.35.69-81

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Direitos autorais 2006 Maria Antônia Ramos Coutinho

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