Um enfoque fora de foco: reflexões sobre o ponto de vista em “Campo geral”

Claudia Campos Soares

Resumo


“Campo geral” - primeira novela de Corpo de baile, de Guimarães Rosa  - é narrada em terceira pessoa, mas seu leitor apreende a realidade  ficcional da forma como ela é percebida por um menino que tem entre  sete e oito anos de idade. O narrador está muito próximo de Miguilim, o  que lhe permite a expressão das nuances mais delicadas da subjetividade  do menino.  A realidade ficcional é apreendida, pois, da perspectiva de uma criança.  Além disto, esta criança é extremamente sensível e não se identifica com  os valores utilitaristas que vigoram em seu meio. Por isto é arredia e  introspectiva, quase isolada; e costuma temer os adultos quase como o  contágio de uma doença ruim. Por fim, Miguilim, a criança sob cuja  visão nos é dado acompanhar os acontecimentos ficcionais, é míope,  metáfora-síntese das limitações de sua perspectiva. Devido a tudo isto,  só temos informações vagas e imprecisas acerca de graves acontecimentos  que ocorrem na estória.  O ponto de vista de “Campo geral”, entretanto, conjuga esta “visão  imperfeita” (a de Miguilim) com a possibilidade de ver um pouco além  dela. Ainda que o campo de visão do leitor seja limitado às possibilidades  do menino míope, o autor cria outras condições de reconhecimento do  ambiente e dos conflitos familiares que cercam Miguilim para além de  sua capacidade de visão. De forma indireta, e aparentemente quase  acidental, ele nos dá a ver o que o menino não pode de várias formas.  São estas formas, e o jogo de elucidação e ocultamento que armam, que  este estudo se propõe a investigar.

“Campo geral”, the first novel of Corpo de Baile, narrates the story of a 7  year-old boy, Miguilim, in the third person. The reader, however,  apprehends the ficcional reality as it was perceived by this boy. The  narrator is very close to Miguilim and this proximity provides him the  possibility to express the more slight details of the character´s  subjectiveness and makes the reader to capture the boy’s subtle perception  of his surrounded reality.  Miguilim is an extremely tender child who rejects the pragmatic values  of the adult world. As a consequence, he is a solitary and introspective,  almost lonely child, who evades from adult contact. In addition, Miguilim  is also myopic, metaphor-synthesis of his own limited perception of the  surrounded reality. Given this scenario, readers grasp only vague and  imprecise information of the serious events that take place in the story.  However, the point of view of “Campo geral” associates that “imperfect  vision” (from Miguilim) with the possibility of seeing a little bit far from  it. Even though the reader is limited to interpret the story from a myopic  kid’s perception, the author creates situations where familiar conflicts  and events surrounding Miguilim might be apprehend beyond his own  perception. Indirectly and almost accidentally, the author reveals to the  reader what the kid cannot see himself. This study intends to investigate  this game of elucidation and concealment created by Guimarães Rosa in  the point of view of “Campo geral”.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.24.33.183-208

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ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

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