E o leitor se tornou um escritor: relações entre letramento literário e a formação do escritor em A menina do sobrado, de Cyro dos Anjos1

Hércules Tolêdo Corrêa

Resumo


Em 1942, no coração da Segunda Guerra Mundial, Monteiro Lobato lança  A chave do tamanho, livro que propõe retirar da humanidade todos os  meios para exercer a violência, alijá-la do acesso ao maquinário guerreiro  e reduzi-la ao mundo natural. O livro testemunha uma mudança radical  de opinião quanto às noções de desenvolvimento e progresso e demonstra  a atenção com que Lobato se debruçou sobre o principal problema de  seu tempo.

En 1942, en plena Segunda Guerra Mundial, Monteiro Lobato lanza «La  Llave del Tamaño», libro que propone retirar de la humanidad todos los  medios para ejercer la violencia, negarle el acceso a las máquinas de  guerra y reducirla al mundo natural. El libro es testimonio de un cambio  de opinión radical con relación a las nociones de desarrollo y progreso  y demuestra la atención con que Lobato se dedicó al principal problema  de su tiempo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.24.33.235-252

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2004 Hércules Tolêdo Corrêa

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.