Gilka Machado e Florbela Espanca: uma poética do donjuanismo feminino

Cleonice Nascimento da Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar como está representada a imagem feminina em alguns poemas selecionados da obra de Florbela Espanca e Gilka Machado. As marcas de sensualidade e o natural rompimento com a tradicional visão do amor no discurso feminino, atuam como características predominantes do universo poético dessas poetisas. Tais características explicitam o processo de individuação feminina que reflete em seu discurso libertário e irreverente uma espécie de donjuanismo feminino. Nosso propósito é focalizar a construção desse processo de individuação feminina que, se por vezes mostra uma sensibilidade exacerbada por fortes impulsos eróticos, por outras, revela toda a angustiante experiência sentimental nas quais as poetisas extravasam as lutas que travam dentro de si entre tendências e sentimentos opostos. Acreditando que a trajetória e a representação da imagem feminina no discurso poético florbeliano e gilkiano refletem uma proposta pioneira de valores transgressores da sociedade burguesa cristã, o estudo mostra o perfil da mulher na obra de Florbela Espanca e de Gilka Machado.

This written work aims to show how Florbela Espanca and Gilka Machado have represented the feminine image in some selected pieces of their poetry oeuvre. Sensuality traits and natural rupture with the traditional point of view about love affection within feminine discourse act as predominant features into the authors’ poetic universe. Such features expound the women individualization process which express through authors’ setting-free and non-obeying discourse a kind of feminine donjuanism. It is intend here to spot the building of this feminine individualization process. sometimes this building process exposes a sensibility exaggerated by strong erotic impulses, and in others times that process reveals the very sentimental anghuishening experience through which both poets set free their inner struggles involving oppostie tendencies and feelings. This study draws a woman’s profile inside Floberla Espanca and Gilka Machado’s poetry by taking for granted that the feminine image trajectory and representation within authors’ poetic discourse expresses a pioneer proposal of breaking-rules values of christian burgeois society.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.22.31.211-225

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Direitos autorais 2002 Cleonice Nascimento da Silva

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ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

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