Os cristos de Eça e de Pessoa

Flávia Cristina Fernandes Caetano

Resumo


O presente trabalho ao considerar A Relíquia de Eça de Queirós e o poema VIII do Guardador de Rebanhos de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, procura sinalizar para o fato de que estes dois autores, através das referidas obras, em épocas diferentes, mas a partir de uma notável figura dentro da cultura ocidental, ou seja, Jesus o Cristo, conseguem aproximar suas literaturas no sentido de que fazem dela um meio para intervir no contexto no qual estão inseridas – seja apostando na crítica, na ironia, no primeiro caso, ou ainda na palavra, na poesia, no segundo. Assim, ambos parecem vislumbrar a possibilidade de verem ressurgir das cinzas de um ultrapassado Cristianismo, o seu grandioso Portugal, há muito considerado “farol de mundos”. E essa possibilidade, nesse caso, recebe o nome de Arte, mais propriamente, Literatura: a Palavra, cáustica ou simples, uma nova religião.

In considering Eça de Queirós’s A Relíquia and the poem VIII of O Guardador de Rebanhos by Alberto Caeiro, Fernando Pessoa’s heteronym, this work tries to signal for the fact this two authors, through the works mentioned above, in different epochs, but some a remarkable character belonging to the western culture, namely, Jesus the Christ, manage to get their literatures close by making them a means to intervene in the context they are – whether relying on criticism irony in the first case or on the word, poetry, in the second. Thus both seem to view the possibility of beholding the revival of their grand Portugal from the ashes of an outstritted Cristianism, this country once considered in the past “headlamp of worlds”. And this possibility, in this case, is named Art, or more properly, Literature: the Word, caustic or simple, a new religion.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.20.27.93-108

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