Bruno Tolentino e a poética classicizante: o caso de A balada do cárcere

Érico Nogueira

Resumo


Se uma tendência classicizante distingue a produção de vários dos mais representativos poetas brasileiros do último quarto de século, a poesia de Bruno Tolentino (1940-2007), pela repercussão que causou, talvez valha por emblema de toda a tendência. Desse modo, o que pretendemos, primeiro, é fazer sucinto apanhado da poética do autor, tal e como aparece no mais longo e importante ensaio crítico que escreveu, e, depois, mostrar brevemente como A balada do cárcere, cuja segunda edição se encontra no prelo, é uma possível expressão concreta dos mesmos princípios teóricos.

If a classicizing trend is the hallmark of some of the best and most prestigious poetry produced in Brazil during the last 25 years, so Bruno Tolentino’s work is worth considering as a symbol or quintessence of this whole trend. Therefore this paper is, first, a brief study of his most important essay on poetics and, second,an analysis of A Balada do Cárcere as a possible expression of his poetic principles.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.34.51.91-106

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