Traço rítmico

Magda Liane Famil Garcia

Resumo


Este texto propõe uma leitura do livro Saber de pedra, o livro das estátuas, de Luis Alberto Brandão Santos e Ronaldo Guimarães Gouvêa, a partir de um diálogo com o trabalho do filósofo Gilles Deleuze sobre a imagem e o movimento. Busca-se focalizar a percepção dos corpos das estátuas e da cidade captados e transmitidos através do sentido háptico da escrita e do ensaio fotográfico, em contraposição ao sentido óptico da linearidade e da perspectiva histórica.

 

This text proposes a reading of the book Saber de pedra, o livro das estátuas (Knowledge of Stone, The Book of Statues), by Luis Alberto Brandão Santos and Ronaldo Guimarães Gouvêa, through a dialogue with the work of the philosopher Gilles Deleuze on image and movement. It focalises on the perception of the bodies of the statues and of the city capturcd and transmitted through the háptico sense of writing and photography, in opposition to the óptico sense of linearity and of the historie perspective

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.21.28-29.243-250

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2001 Magda Liane Famil Garcia

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.