As capas dos livros de artista de Al Berto: comentários

Gustavo Cerqueira Guimarães

Resumo


Este ensaio crítico pretende explorar as publicações marginais do poeta lusitano Al Berto a partir de Trabalhos do olhar (1982), momento em que é inaugurada uma nova fase do escritor ao se inserir definitivamente no mercado editorial de Portugal. Para tanto, realiza-se um breve percurso do poeta para melhor situá-lo em seu contexto literário, apresentam-se as capas, alijadas da obra completa O medo (1987), das primeiras edições das obras O último habitante (1983), A seguir o deserto (1984), O livro dos regressos (1989), Canto do amigo morto (1991) e Luminoso afogado (1995), seguidas dos comentários de alguns dos principais críticos do poeta.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.34-44

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.