A forma da letra para o estudo das letras: a condição paratextual da tipografia

Iara Pierro de Camargo

Resumo


O livro impresso de literatura tem hoje, na maioria das vezes, um design simples e funcional, isto é, feito para a leitura. O design do livro pode, assim, passar despercebido pelos leitores e ser negligenciado pelos editores por sua suposta simplicidade: páginas compostas apenas com tipos. A tipografia, apesar de parecer pouco expressiva, por suas sutilezas de desenho e de sua composição, pode estabelecer relações com o texto literário e indicar o contexto histórico e cultural daquela publicação, como indicam pesquisadores da área da bibliografia e sociologia dos textos. A tipografia é portanto um poderoso paratexto da obra. Além de paratexto, seu uso pode influenciar na recepção e na experiência da leitura. Neste artigo, procuramos abordar as questões levantadas acima e evidenciar aspectos físicos do desenho das letras para incentivar que estudiosos da área da literatura se preocupem  cada vez mais com esses elementos formais indispensáveis para a criação de um livro e a realização da escrita e da leitura.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.11-33

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.