A escrita experimental de Michel Butor

Guilherme da Cruz e Zica

Resumo


Este artigo pretende analisar a maneira como alguns aspectos das experimentações literárias de Michel Butor contribuem para a articulação dos elementos visual, espacial e referencial da escrita, e quais os seus efeitos sobre o conjunto do processo literário. Para ilustrar e fundamentar as análises feitas nesse estudo, registraremos experimentações conduzidas em diferentes obras de Butor, entre elas, Passage de Milan (1954), L’emploi du temps (1956), Mobile (1962), Description de San Marco (1963) e 6.810.000 litres d’eau par seconde (1965). Inicialmente, investigaremos a articulação dos aspectos visual, espacial e referencial da escrita nos livros de Butor. Em seguida, procuraremos demonstrar como essa articulação, via experimentações, se faz ver na dinâmica de escrita de Butor. Finalmente, avaliaremos os efeitos dessa articulação sobre o conjunto do processo literário – produção, difusão e recepção –, considerando as relações entre Butor, isto é, o autor, e os diferentes agentes literários, em especial, o editor e o leitor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.23.2.136-157

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.