Drowning the body in pain: Torture in The Railway Man and Zero Dark Thirty

Ketlyn Mara Rosa, Janaina Mirian Rosa

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir as características e implicações das representações de tortura em filmes de guerra, mais especificamente, na análise cinematográfica das sequências de interrogação e tortura em The Railway Man, ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, e Zero Dark Thirty, um filme que representa o clima de guerra após os ataques de 11 de setembro. A análise fílmica das cenas proporciona um entendimento sobre a performance e as ramificações da dor corpórea e emocional, assim como o debate sobre o retrato dos papéis de torturador e torturado. Tais representações demonstram o impacto dos eventos traumáticos de guerra no imaginário nacional ao mergulhar profundamente nas funções do corpo e da memória, à medida que o passado vem à tona como uma manifestação corpórea de sensações dolorosas.

ABSTRACT: The aim of this article is to discuss the characteristics and implications of the depiction of torture in war films, more specifically, in the cinematic analysis of the interrogation and torture sequences in The Railway Man, which is set during the Second World War, and Zero Dark Thirty, a movie that represents the post-9/11 warfare climate. The filmic analysis of the scenes provide an understanding of the portrayal and ramifications of corporeal and emotional pain while also raising a debate on the depiction of the roles of torturer and tortured. Such representations demonstrate the impact of traumatic warfare events in the national imaginary, delving deep into the role of the body and memory as the past resurfaces in the corporealized manifestation of painful sensations.


Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.284-299

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.