Uma reflexão sobre a literatura infantil e o discurso da diversidade cultural

Sonia de Oliveira Barbosa, Luiz Cláudio Vieira de Oliveira, Viviane Bernadeth Grandra Brandão

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação da diversidade cultural com a literatura infantil, pressupondo que essa literatura deve questionar valores e paradigmas da sociedade em que é produzida a fim de que a criança adquira uma visão crítica sobre sua cultura e sobre si mesma. Para isso, utilizamo-nos de um referencial teórico com textos já clássicos sobre literatura infantil: Carvalho (1989), Coelho (1984), Cunha (1999), Lajolo (2001), Lajolo e Zilberman (1985, 1986, 2007), assim como artigos de revistas acadêmicas da área. Para a fundamentação teórica sobre diversidade, diferença e alteridade, buscaram-se autores representativos, que incluem Chauí (2000), Hall (2003, 2005), Santos (2006), Silveira, Bonin e Ripoll (2010), Hunt (2010), Silva (2000, 2013), Foucault (1972), Bakhtin (1981) e Charaudeau (2010). Conclui-se que a diversidade cultural está permanentemente em contato com a literatura infantil, promovendo essa interação e propiciando, para a criança, a continuidade do seu processo de identidade, que é histórico, cultural, educativo e social.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.190-208

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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