O direito à literatura na escola: provocações e outros quefazeres

André Magri Ribeiro de Melo

Resumo


Este trabalho tem como escopo as relações entre literatura e ensino com ênfase nas contribuições que os encontros entre diferentes linguagens e mediações pedagógicas podem oportunizar à formação de jovens leitores literários. Objetivo discutir, como horizontes de compreensão, alguns apontamentos acerca do diálogo entre texto literário, escola e jovens tendo como pano de fundo interrogações próprias aos Estudos Culturais contemporâneos e aos Estudos do Letramento, ambos os campos engajados em rupturas socioculturais que tensionam, no universo escolar, debates sobre “o que (não) ler”, “como ler”, “por que   ler” e, sobretudo, “como se ensina a ler”. Ao final do texto, apresento uma proposta de roteiro para letramento literário no ensino médio a partir de Triste Fim de Policarpo Quaresma, romance pré-modernista de Lima Barreto.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: literatura e ensino; letramento literário; ensino médio.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.24.1.209-235

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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