Crônica de aulas sobre a crônica

Rafael Fava Belúzio

Resumo


Ao correr da tecla, meio ensaio acadêmico, meio crônica de professor, aqui se procura refletir a respeito do gênero crônica e do seu ensino. Relatando experiências docentes ocorridas em uma escola federal de Ensino Médio, são discutidas algumas aulas sobre crônica e são problematizados – teoricamente e levando em conta posicionamentos dos alunos – supostos aspectos constitutivos desse “gênero menor”: o registro do circunstancial, a limitação ao jornal, a efemeridade, o público limitado, a limitação ideológica, a limitação de espaço, o pouco tempo de elaboração, o sujeito-textual ser igual ao sujeito-real, a pouca densidade e a oralidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.24.3.128-148

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.