O processo de significação e seus limites: leitura e ensino de poesia

Erick Gontijo Costa

Resumo


Este texto propõe uma reflexão sobre leitura e ensino de poesia, a partir de um olhar panorâmico sobre as preferências textuais dos leitores em formação escolar e universitária. Inicialmente, investiga-se, no contexto de ensino de leitura de poesia, sobretudo moderna e contemporânea, alguns impasses encontrados por leitores em formação em face desses textos, a fim de identificar alguns elementos em jogo na leitura de poesia. Para isso, analisam-se, a partir das teorias sobre poesia de Octávio Paz, de Jean Luc Nancy e de Jacques Derrida, os processos de significação do texto poético e os limites desses processos. Por fim, propõem-se hipóteses metodológicas para a formação de leitores críticos de poesia, visando à ultrapassagem de questões referentes a preferências literárias.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.26.1.102-113

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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