40 Anos Grupo Oficcina Multimédia

Grupo Officina Multimédia

Resumo


O Grupo Oficcina Multimédia pertence à Fundação de Educação Artística desde 1977 quando foi criado pelo compositor Rufo Herrera no Curso de Arte Integrada do XI Festival de Inverno da UFMG. O espetáculo “Sinfonia em Ré-fazer” (1978) inaugurou a linguagem multimeios e, pela primeira vez, levou para o palco os instrumentos de Marco Antônio Guimarães (UAKTI) integrados ao texto, movimento e material cênico.

Desde 1983, sob a direção de Ione de Medeiros, o Grupo mantém um permanente trabalho de corpo, voz, rítmica corporal e pesquisa de material cênico, no processo de elaboração de seus espetáculos.

Os diversos espetáculos montados desde então, gradualmente, foram configurando o atual perfil do Grupo Oficcina Multimédia, que hoje se define pela consolidação da multiplicidade da informação; pela elaboração não-hierárquica entre os diversos elementos da linguagem multimeios; pela flexibilidade na busca de fontes referenciais para as montagens; pela liberdade de expressão criativa sempre fiel à experimentação e ao compromisso com o risco; e por uma concepção de grupo onde o repertório de cada montagem é o resultado da participação criativa de todos integrantes do elenco. Como resultado, o Grupo conquistou o respeito do público e vários espetáculos montados, estiveram presentes em eventos culturais diversificados, além de representar o país em festivais nacionais e internacionais no Brasil e no exterior. Paralelamente, o Grupo idealiza, promove e participa de vários eventos culturais referentes a diferentes áreas da criação artística como o Verão Arte Contemporânea, (desde 2007) o Bloomsday, (desde 1990), a Bienal dos Piores Poemas (Literatura - desde de 1998) o Kafé k Cultural (Artes Plásticas: instalações, vídeo, cinema e palestras- em 2006) e o MARP (Movimento de Arte e Reflexão Política - 4 edições no ano de 2006). Em 2019, o GOM comemora 42 anos ininterruptos de atuação cultural na cidade.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.24.3.312-339

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.