Slam, performance e rompimento de silêncios

Lovani Volmer, Suzana da Silva Souza, Daniel Conte

Resumo


Mesmo que a cultura seja direito e necessidade humanos, ainda existem grupos que precisam se colocar em um espaço enunciativo de evidência.  Nessa ordem, o campo das artes relaciona-se, também, aos processos culturais, os quais trazem inscritas muitas temáticas materializadas, por exemplo, pelo poema, de onde emergem não só uma constituição estética do objeto, mas, também, uma ordem memorial do imaginário. Assim sendo, o presente estudo busca elucidar de que maneira a dimensão artística e social do <i>Slam<i/> viabiliza, na contemporaneidade, o protagonismo e a reverberação das vozes marginalizadas. Para tanto, são apresentados, consoante as teorias de autores como Bachelard, Ribeiro, Santiago e Zumthor, os elementos fundamentais que compõem o referido movimento e que o articulam à contemporaneidade, focalizando o seu papel no desvelamento de vozes historicamente silenciadas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.28.1.85-108

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Em Tese
ISSN 1415-594X (impressa) / ISSN 1982-0739 (eletrônica)


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